Tudo o que precisa de saber sobre os seus ténis de corrida

Os ténis de corrida são os melhores amigos de um amante de corrida. Para correr não são precisos muitos equipamentos e acessórios, mas um bom par de ténis é indispensável.

Os ténis de corrida devem ser escolhidos tendo em atenção os pés e não as modas e tendências. Quem começa a correr, normalmente, não tem muitos conhecimentos sobre este assunto e acaba por tomar decisões erradas comprando os ténis que mais gosta, sem ter em conta que todos nós temos pés diferentes.

Quando o bichinho da corrida começa a aparecer, a corrida começa a tornar-se uma atividade mais frequente, as distâncias aumentam e surge vontade de participar em provas. A utilização de ténis de corrida errados leva muitas vezes ao aparecimento de dores musculares que vão aumentando progressivamente até se tornarem possíveis lesões.

Cada pessoa corre de maneira diferente, logo, cada pessoa precisa de um tipo de ténis de corrida diferente. A passada é neutra, supinadora ou pronadora? O amortecimento deve ser intenso ou leve? Corre em estradas ou em trilhos? Distâncias curtas ou longas?

Como escolher os ténis de corrida indicados?

Quem pretende iniciar uma prática regular de corrida, deve procurar uma loja especializada, de preferência com funcionários com conhecimentos técnicos sobre corrida.

Antes de efetuar a compra dos seus ténis de corrida é fundamental cumprir cinco passos:

Conhecer as caraterísticas do seu corpo

Antes de qualquer outra coisa, é importante analisar cada caso e perceber quais são as caraterísticas de quem quer comprar os ténis de corrida: peso, tipo de pé, passada, experiência, tipo de corrida, distâncias percorridas, entre outras coisas. É importante que a compra dos ténis de corrida seja sempre feita pela própria pessoa que irá utilizar os ténis, mesmo que já conheça as suas caraterísticas, visto que estas podem mudar ao longo do tempo.

Saber o que procura

O conforto é uma das caraterísticas mais procuradas pelos consumidores e utilizadores de ténis de corrida, por isso, as marcas tentam desenvolver os seus produtos de forma a corresponder a isso mesmo. Depois do conforto surge o amortecimento. Quando se procura treinar com regularidade, procurar ténis com amortecimento é quase obrigatório, mas em algumas ocasiões, como em provas, esta caraterística é muitas vezes esquecida porque o amortecimento torna os ténis mais pesados e, por sua vez, mais lentos.

Conhecer o tipo de piso

É sempre importante considerar o tipo de piso onde se vai correr: alcatrão, passadeira, trilha ou ambos. Até à alguns tempos bem próximos quase ninguém considerava o tipo de piso onde ia correr quando ia comprar os seus ténis de corrida. Hoje em dia, a procura pelos city trails (como são chamados) aumentou, bem como a oferta, pois há muitos corredores que optam por correr em estrada e em trails.

ténis de corrida

Saber a sua futura utilização

Outra caraterística a ter em conta é a futura utilização dos ténis de corrida. Se pretende um treino de distância, frequência semanal, provas ou apenas para puro lazer.

Conhecer o tipo de passada

Por fim, outra importante caraterística é o tipo de passada. Várias lojas tem nas suas instalações uma ferramenta importante que permite medir a especialidade de cada pé. Esse aparelho indica, além do tipo de passada, o tamanho ideal para os ténis de corrida. Quase sempre, o número que calçamos não é o indicado para uns ténis de corrida, que devem, muitas vezes, ser um número acima.

Durante o treino, a componente mais importante de todos os equipamentos e acessórios é os ténis de corrida, uma vez que o impacto do pé no chão corresponde, na maior parte das vezes, entre três a seis vezes o peso do nosso corpo. Se não usarmos os ténis de corrida indicados, em vez de estarmos a praticar um desporto que nos faça bem à saúde, estaremos a lesionar o joelho, o tornozelo e/ou a coluna. Basta, muitas vezes, um calçado errado com uma sola que não é a mais indicada para fazermos uma entorse.

Leave a Reply