Treinar com muita roupa – Emagrece mais?

Eis uma questão que causa sempre muitas dúvidas a quem se inscreve num health club, e para quem quer resultados imediatos na sua forma física, pois por vezes as pessoas ficam tão obcecadas por ver um rápido resultado, que acreditam em todos os mitos como forma de ver o seu objetivo alcançado. Mas a verdade é que treinar com mais roupa não faz emagrecer, no entanto, é comum ouvirmos: “Mas eu fui correr com camisola e casaco, e no final pesava menos…” e isto também é verdade!

Roupa para Treinar

A realidade…

O que acontece na realidade é que a quando o nosso corpo começa a elevar a sua temperatura, transpiramos como defesa, libertando o suor e mantendo a nossa temperatura normal. No entanto, o facto de perdermos peso após a atividade, não significa que emagrecemos ou que realmente perdemos esse peso, pois o peso que perdemos é apenas água e sais minerais resultantes da sudação, e nada tem a ver com gordura. Isto é, assim que a atividade terminar e bebermos água (re-hidratarmo-nos), esse peso será restabelecido.

O facto de se treinar agasalhado até é prejudicial e dificulta a perda de peso, uma vez que quando transpiramos, perdemos eletrólitos (sódio e potássio), o que consequentemente poderá provocar uma maior tendência para termos câimbras, sentirmo-nos mais cansados, e desta forma, o exercício físico não se mostrará tão eficaz, diminuindo a sua intensidade e comprometendo a saúde.

Além do referido, o nosso corpo precisa de oxigénio para conseguir queimar gordura, e como também libertamos oxigénio durante a sudação, quanto mais transpirarmos, mais oxigénio perdemos, logo, se não nos mantivermos hidratados, menos gordura queimamos. Portanto, quando mais roupa usarmos, mais vamos suar, mais eletrólitos perdemos, e por isso, tornamo-nos menos eficientes.Com isto, não queremos dizer que transpirar é mau sinal. Se usarmos a roupa específica para a atividade física e nos mantivermos sempre hidratados, não há qualquer problema.

Qual a melhor roupa para treinar?

A verdade é que se transpirarmos ao usarmos roupa adequada e nos formos hidratando, a transpiração mostra que nos esforçamos nos exercícios e por isso, é um bom sinal, estamos a trabalhar bem e dar muito de nós. No entanto, se essa transpiração for o resultado de usar muita roupa e por estar a desidratar-se, então aí, algo não está bem, e o emagrecimento fica comprometido.
Quando vamos treinar, o ideal é usar roupa específica para treino, vulgarmente conhecida como “dry fit” por exemplo, lycra ou algodão. Este tipo de roupas favorece a termo-regulação, que em conjunto com o consumo de água, nos mantem hidratados antes, durante e após a atividade.

É importante que o nosso corpo respire, e esse tipo de matérias ajudam a que pessoa se mantenha fresco e não cause desidratação ou quedas na pressão arterial, devido ao calor armazenado com outros tipos de materiais de roupa.
Se queremos de facto emagrecer, perdendo peso, o melhor é mesmo usar roupa adequada para o treino, a roupa que potencializa o uso das gorduras como fonte de energia.

Portanto, evite ao máximo treinar todo agasalhado ou vestido com roupas que evitem a termo-regulação, muito menos se a ideia for emagrecer! Se tiver frio, é óbvio que deve vestir algo mais, mas tenha sempre cuidado com os materiais usados, e nunca se esqueça de se manter hidratado. Vá bebendo sempre com regularidade. E lembre-se que a perda de peso imediato é momentânea e sinónimo desidratação.

Leave a Reply