Ganhar Força e Massa Muscular com o Treino Negativo

Todos os exercícios são formados por estas três fases. São elas a Positiva que consiste em contrair o músculo à medida que vai subindo o peso,  a Estática que como o próprio nome indica consiste apenas em segurar o peso no topo do movimento, e a Negativa que consiste em estender o músculo à medida que vai descendo o peso.

treino negativo

O treino negativo é uma das muitas técnicas usadas para ganhar massa muscular. Ao realizá-lo, as negativas vão sobrecarregar os seus músculos de forma a que eles “pensem” que você está a levantar um peso superior na fase positiva. Embora não o esteja a fazer.  Neste artigo em específico vamos concentrar-nos na fase, a do treino negativo. Uma vez que é nesta fase que é mais fácil ganhar massa muscular e força.

Porquê o foco no Treino negativo?

É durante a fase negativa que você fica mais forte. Daí ser mais fácil ganhar força e massa muscular com o treino negativo. Isto deve-se ao facto de que, nesta fase, o seu corpo não quer que você levante nada mais pesado do que aquilo que você consegue aguentar. Trata-se assim de um sistema de defesa.

Tipos de treino negativo

Existem três tipos básicos no que diz respeito ao treino negativo. São eles:

  • Séries negativas puras – Nesta fase irá realizar a fase negativa. Ou seja, o movimento de descida do exercício.
  • Séries negativas para finalização – Ao fazer esta série irá exercitar-se de forma normal. Quando não aguentar mais, finalize a série com duas ou três repetições negativas.
  • Negativas com supersets – Realiza-se da mesma forma que uma superset normal mas usando negativas.

Truques e dicas sobre o treino negativo

Existem algumas coisas que deve saber antes de enveredar por este tipo de treino. Assim sendo, aqui ficam alguns truques e dicas.

  • As negativas devem ser realizadas de forma lenta. Deve demorar pelo menos cinco segundos até baixar o peso;
  • Não deve fazer mais do que oito repetições por série;
  • As negativas perdem o efeito se forem utilizadas durante todo o treino. 

Quais os melhores exercícios?

As negativas podem e são facilmente integradas em qualquer tipo de exercício. No entanto, existem alguns exercícios que se conjugam melhor com esta técnica. Nomeadamente:

Exercícios
Supino FechadoBarra FixaRosca Diecto
Supino RectoDesenvolvimento no SmithRosca Scott

As negativas podem ser perigosas se forem feitas em excesso. A sobrecarga nos músculos pode ser algo extremamente perigoso. Se só agora vai começar a fazer este tipo de treinos deve começar por fazê-los com pesos mais leves. Caso seja necessário peça ajuda aos seus colegas de treino.

Lembre-se de que o treino negativo não deve substituir o seu treino normal/ regular mas sim ser integrado nele. E você? Já experimentou o treino negativo como meio de ganhar força e massa muscular?

Leave a Reply