Exercícios HIIT para realizar em casa

Quando existe dificuldade em perder peso, há que encontrar alternativas credíveis que possam proporcionar essa perda de peso de forma sustentada. O treino intervalado de alta intensidade, também conhecido como treino HIIT, é uma das principais formas de treino cardiovascular alternativo para a perda de peso e, concomitantemente, para o aumento da massa muscular. Por isso, tendo em conta que nem todas as pessoas podem frequentar o ginásio, vamos mostrar alguns exercícios HIIT para fazer em casa, sem recorrer a quaisquer tipos de máquinas.

Como fazer os exercícios HIIT em casa?

hiit em casa

Como verá mais abaixo, é possível fazer exercícios HIIT com o mínimo de equipamento e conseguir, simultâneamente, perder muitas calorias e fortalecer os músculos. Para o efeito, basta ter em casa equipamento básico, como um tapete de exercício ou uma corda, e recorrer a características da casa, como as escadas, para fazer a sua sessão de exercícios HIIT.

Tipos de exercícios HIIT para fazer em casa

O treino HIIT é já uma forma bastante popular de queimar mais gordura, pois revelou ser eficaz para muitas pessoas nesse âmbito. Além disso, permite ainda melhorar substancialmente a resistência física e fomentar a hipertrofia.

Os exercícios HIIT que pode fazer em casa são ótimos para perder peso, contudo, para outro tipo de ganhos, nomeadamente em termos de ganhos significativos de massa muscular, a não ser que tenha barras e halteres em casa, é recomendável recorrer ao ginásio.

Antes de começar qualquer tipo de treino HIIT, deve sempre aquecer adequadamente, de modos a prevenir qualquer potencial lesão. Vejamos então abaixo alguns dos tipos que exercício HIIT que podem ser feitos em casa:

Agachamentos – É um exercício simples, mas muito eficaz. Para o efeito faça agachamentos de forma contínua durante aproximadamente um minuto e descanse, antes de repetir o exercício ou alternar o mesmo com outro, como os burpees.

Burpees – Ótimo exercício HIIT, quando feito de forma intensa, e que permite trabalhar vários músculos. Deve-se ser feito durante um minuto, antes de alternar ou repetir o exercício.

Flexões – É um dos melhores exercícios HIIT, para trabalhar zonas como o peito, tríceps e ombros. Faça exercícios de um minuto (se não conseguir, faça 30 segundos), antes de descansar brevemente.

Saltar à corda – É um exercício bastante fácil de fazer e que, provavelmente, já o fez em alguma altura da sua vida. Faça repetições de 1 minuto, onde se aplica ao máximo. Durante as sessões com esta metodologia de treino, tente alternar os pés, para obter melhores resultados.

Sprints – Caso tenha uma propriedade grande, onde possa fazer sprints de alta intensidade, este é um dos exercícios cardiovasculares mais eficazes para perder calorias.

Subir escadas – Subir escadas pode ser uma excelente variação de treino HIIT, desde que seja num ritmo intenso, especialmente em escadas compridas. Para o efeito, pode começar com 2 a 4 repetições, antes de fazer outro exercício. Suba as mesmas num ritmo “explosivo” e desça num ritmo mais lento.

Naturalmente, não tem de se cingir somente a um tipo de exercício HIIT quando estiver a fazer uma sessão de treino, pois pode englobar mais do que um tipo na mesma sessão, variando e otimizando, assim, os efeitos práticos do treino.

Lembre-se, contudo, que as sessões de treino HIIT não devem ultrapassar os 30 minutos e que a sua eficácia reside no nível de intensidade que empregar a cada exercício, por isso, certifique-se que aplica-se a 100% nessas sessões de treino. Além disso, deve usufruir de curtos períodos de descanso, 60 a 90 segundos, entre repetições.

Embora não seja um exercício cardiovascular que se destina a todas as pessoas, o HIIT é uma forma alternativa de exercício para quem tem dificuldade em perder peso e calorias e, devido à ampla variedade de exercícios HIIT para fazer em casa, pode realizar o seu treino intervalado de alta intensidade facilmente na sua residência.

Leave a Reply