É saudável treinar todos os dias?

São inúmeros os estudos que mostram os benefícios da prática de exercício físico para a saúde. Exercício físico regular mantém o coração saudável, previne o cancro, diabetes, melhora a concentração e atenção, melhora também o sono, mantém-nos com boa disposição, permite controlar ou perder peso

Mas será que praticar exercício físico todos os dias é prejudicial?

Treinar todos os dias

O melhor é aconselhar-se com o seu médico. Este saberá o que é melhor para si já que analisa o seu historial de doenças e as suas características físicas. A escolha de um desporto adequado é fundamental.

No entanto, deixamos-lhe desde já a opinião dos especialistas. Estes têm avançando com algumas indicações sem entrarem em casos particulares. Referem que praticar exercício físico intenso, durante várias horas por dia, todos os dias pode ser prejudicial. Entre outras consequências o esforço exagerado pode acarretar lesões.Mesmo sem lesões de maior, os músculos precisam de várias horas de repouso entre cada momento de prática para se desenvolverem.

Ora se esse período de que precisam não é respeitado pode levar a um maior desgaste.

O sono é um aspeto muito importante a levar em consideração já que é durante o sono que os músculos e o nosso corpo em geral regenera as suas funções.

Se gosta de praticar exercício físico diariamente a dica que os especialistas aconselham é alternar treinos mais intensos com treinos mais leves, num formato de «dia sim, dia não». Se fizer treinos com grande intensidade diariamente, opte então por trabalhar grupos musculares diferentes e não sobrecarregará o seu corpo. Reservar um dia de descanso, por exemplo, ao domingo é outra dica que deve ser seguida.

Leave a Reply