Correr está na moda. Descubra a razão!

Correr está na moda, quer seja numa passadeira no ginásio, quer em ambientes externos, como num parque perto da sua residência. Neste artigo, vamos ver a razão por que é que esta forma de exercício é tão popular junto dos atletas, bem como os benefícios de correr não só para o seu corpo, mas também para a sua saúde.

Porquê correr?

Benefícios de Correr ao Ar Livre

A corrida é, na realidade, um dos melhores exercícios cardiovasculares que pode fazer, quer para a sua saúde, quer para efeitos de perda de peso, manutenção e tonificação corporal. Além disso, esse tipo de exercício pode ser feito praticamente em qualquer sítio, pelo que é simultaneamente bastante prático.

Benefícios de correr

Como veremos abaixo, a corrida acarreta diversos benefícios, desde logo por promover um estilo de vida mais ativo e saudável. Vejamos os principais benefícios:

Aumenta a resistência – Correr de forma regular melhora substancialmente a resistência física, ajudando também a melhorar a performance na execução de outro tipo de exercícios.

Combate a depressão e o stress – Devido à corrida, o cérebro secreta hormonas que melhoram os sintomas da depressão e do stress, fomentando deste modo a boa disposição.

Fortalece os ossos e articulações – Segundo vários estudos, correr ajuda a fortalecer os ossos, bem como as articulações.

Melhora a sua saúde – A corrida melhora substancialmente a sua saúde. Alguns estudos sugerem que correr faz subir os níveis de bom colesterol, além de melhorar a função dos pulmões e fortalecer o sistema imunitário.

Previne doenças – Correr previne doenças tanto nos homens, como nas mulheres. Nas mulheres, por exemplo, reduz o risco de cancro de mama, enquanto nos homens reduz o risco de enfarte. É um exercício que ajuda a conferir elasticidade às artérias, a fortalecer o coração e a prevenir vários tipos de cancro, como o supracitado.

Queima calorias – Correr é um dos exercícios mais eficazes para queimar calorias e, por conseguinte, é uma das melhores formas de perder peso e de tonificação corporal.

Rejuvenesce o corpo – o exercício físico e, em particular, a corrida ajuda a rejuvenescer o corpo. Existem estudos que indicam que este exercício ajuda a aumentar o tempo de esperança de vida nos seus praticantes.

Correr no ginásio vs. no exterior

O ginásio tem diversos benefícios, acima de tudo por ter ao dispor diversas máquinas, nas quais pode trabalhar diversas áreas do corpo e, deste modo, fomentar a definição corporal. Todavia, no que concerne à corrida, os resultados proporcionados por correr numa passadeira ou por correr ao ar livre são bastante semelhantes, pelo que, na realidade, depende da sua preferência pessoal e da altura do ano, pois o ginásio permite proteger dos elementos, ao passo que ao ar livre está, naturalmente, sujeito aos mesmos.

Todavia, muitas pessoas optam por correr ao ar livre, porque desta forma podem diversificar os percursos, optar por percursos mais fáceis ou difíceis, o que também ajuda não só a melhorar a condição física e resistência, como a manter-se devidamente motivado.

Frequência, duração e intensidade

A frequência, duração e intensidade são variáveis inerentes a qualquer tipo de treino e, neste caso, também na corrida e que acabam por gerar muitas questões. Todavia, não existe uma resposta definitiva.

Correr no Ginásio

Estas variáveis estão sujeitas a fatores como o seu tempo livre, objetivos, capacidade física, experiência, entre outros, que influenciam as mesmas.

Contudo, mesmo assim, para otimizar os efeitos benéficos da corrida, deve-se correr pelo menos 30 minutos por dia, entre três a cinco dias por semana. Além disso, deve-se empregar um ritmo intenso na corrida, especialmente se pretender perder peso.

Em suma, devido aos benefícios de correr, este exercício cardiovascular continuará na moda. É uma das formas de exercício mais saudáveis que pode fazer, a bem do seu corpo e da sua saúde.

Leave a Reply