Como se preparar para uma corrida?

A corrida está na moda e é caso para dizer que é uma boa moda já que são inúmeros os benefícios da corrida para o corpo e para a mente. Para além de que a corrida é um dos desportos mais baratos! Mas se nunca se estreou nesta “moda” saiba que deve ter alguns cuidados para se adaptar gradualmente e respeitar o seu corpo.

Preparar uma Corrida

A corrida é para aqueles que nunca fizeram qualquer atividade física e para aqueles que praticam outras modalidades ou até para quem já correu há muito tempo atrás. Novos ou velhos, “familiarizados ou não familiarizados” com desporto todos são bem-vindos! Vamos dar-lhe algumas dicas e desta forma ficará preparado para qualquer maratona!

Dicas para se preparar para uma corrida

  • Faça um check up à sua saúde. Consulte o seu médico e depois de ter o aval dele avance!
  • Compre um medidor de frequência para que possa ir acompanhando o seu ritmo cardíaco e esforço.
  • Não descure o seu equipamento. Um calçado adequado tal como uma roupa confortável é de extrema importância. Durante a corrida a roupa não pode ser um entrave. Os pés devem ficar totalmente confortáveis nos ténis. Bolhas nos pés pode ser um sinal de que o calçado não é o mais adequado. E quando assim é a desmotivação pode surgir. Tanto a roupa como o calçado devem ainda facilitar a transpiração.
  • Para quem se inicia na corrida é importante não pensar na intensidade. Pode começar por caminhar e gradualmente passar para a corrida. “Roma não se fez num dia” da mesma forma que um atleta não consegue estar na sua melhor performance em dois dias. Seja exigente consigo próprio q.b. Lembre-se que as lesões podem ser evitadas.
  • À medida que for evoluindo aumente a intensidade da corrida, o tempo e a distância. Numa primeira fase aumentar a distância é a melhor estratégia e só depois se deve aumentar a intensidade.
  • Numa fase inicial repetir os treinos várias vezes por semana é importante, mas sempre de uma forma em que se respeite o corpo. Não exagere. Duas a três vezes por semana é um objetivo bem traçado para quem começa.
  • Hidratar-se bem e uma boa alimentação são regras a seguir. Lembre-se que “estômago vazio não puxa carroça” tal como estômago cheio também não é adequado. Comer até uma hora antes da corrida é o tempo ideal para que não se sinta demasiado cheio. A ingestão de água é importante ao longo de todo o dia já que um organismo hidratado responde melhor às exigências externas.
  • Se ter companhia pode ajudar na motivação então reúna um grupo de amigos antes de se iniciar nas corridas. Os outros podem incentivá-lo a não desistir quando o cansaço ou outras dificuldades surgirem.
  • Fazer um aquecimento antes da corrida e alongamentos no fim não se traduz em perdas de tempo, bem pelo contrário, previne lesões.
  • Não corra todos os dias mesmo quando já estiver um corredor de maratonas. Numa fase inicial, alternar os dias de descanso com os dias de corrida é muito útil dado que o seu corpo precisa de descanso e de se adaptar. Numa fase mais avançada pode reservar apenas um ou dois dias por semana para descansar e dar espaço aos seus músculos para se recuperarem de forma natural mas não salte nunca os dias de descanso.
  • Escolha a hora do dia ideal para si. O início do dia ou o fim do dia são sempre bons momentos.
  • Numa fase inicial manter o mesmo percurso é recomendável para que possa conhecer as exigências do percurso, adaptar-se a elas e desafiar-se apenas nas zonas em que o pode fazer.

Leave a Reply