Whey Protein Engorda? Verdade ou Mito?

Apesar de ser um suplemento utilizado por uma grande percentagem da comunidade de fisiculturistas em todo o mundo e de ter várias vantagens em termos de recuperação e otimização ao nível muscular, ainda existem alguns receios associados ao consumo de whey protein. De forma recorrente, as preocupações são relativas à dúvida sobre se a whey protein engorda ou não. Deste modo, neste artigo, vamos-nos debruçar um pouco nesta temática pertinente e tentar demonstrar se se trata de uma verdade ou, pelo contrário, um mito.

A whey protein engorda? Não!

whey protein engorda

Definitivamente, a whey protein não engorda, desde que se tome somente as doses recomendadas. Você precisa de proteínas, independentemente dos seus objetivos no ginásio, quer os mesmos sejam para perder peso, quer para aumentar a massa muscular.

Quando os seus músculos estão desgastados, após sessões intensas de treino, o corpo recorre às proteínas para reequilibrar os níveis protéicos, daí a necessidade de ingerir um suplemento de proteínas 30 a 60 minutos depois do fim da sessão, a altura em que o corpo mais precisa das mesmas.

Além disso, a whey protein tem índices calóricos muito baixos, cerca de 4 por grama (a gordura tem 9), pelo que não fomenta qualquer depósito de gordura e, por conseguinte, o aumento de peso. Somente em caso de tomar um suplemento protéico excessivamente e não queimar no ginásio o excesso de calorias, aí é que pode eventuamente causar algum ganho de peso. Isto é, as proteínas só podem ser convertidas em gordura caso sejam tomadas de forma excessiva, caso contrário até ajudam a perder peso.

Papel da whey protein no emagrecimento

Segundo alguns estudos já efetuados sobre o papel da whey protein no emagrecimento, é sugerido que esta proteína pode ajudar pessoas que estão a tentar ter ou manter um peso saudável, pois a mesma tem efeitos como:

  • Fomenta a sensação de saciamento
  • Promove a queima de gordura
  • Propícia a massa muscular magra
  • Reduz a absorção de calorias

Alguns estudos sugerem também que o consumo de whey antes das refeições pode ajudar a limitar a fome e o consumo de porções maiores de comida, embora não deva substituir o consumo da proteína após as sessões de treino, devido aos seus efeitos benéficos na recuperação muscular e no período de descanso, necessário para a hipertrofia.

A whey protein é, assim, um excelente suplemento, que deve ser usado no âmbito da nutrição desportiva e mediante um plano alimentar composto simultâneamente por outros nutrientes. Naturalmente, não se deve recorrer a este suplemento somente com o intuito de emagrecer.

Se não é a whey protein, o que pode fazer com que engorde?

Se você está a malhar no ginásio, a tomar as doses recomendadas de whey protein e, em vez de ter perdido peso, aumentou peso e índices de gordura corporais, alguma coisa está errada, mas não devido a esta proteína. Se não toma outros suplementos para além desta proteína, provavelmente o problema reside no seu plano alimentar, que pode estar a causar este aumento de peso.

O consumo excessivo de carboidratos, por exemplo, bem como de alimentos com alguma gordura pode gerar índices energéticos bastante elevados que, se não forem gastos no ginásio, podem causar o armazenamento da mesma, resultando em depósitos de gordura e aumento de peso.

Esteja atento à sua alimentação e com as propriedades nutritivas dos alimentos que consome, bem como às calorias que os alimentos e suplementos contêm, de modos a conseguir regular melhor o seu peso.

Em suma, apesar das preocupações sobre se a whey protein engorda serem recorrentes, as mesmas são infundadas. Esta proteína não engorda, pelo contrário, é um dos melhores suplementos que pode tomar no seu combate ao excesso de peso.

One Response

  1. Bruno Fernandes 07/24/2016

Leave a Reply