Tudo o que Precisas de Saber sobre o Hormônio do Crescimento

Nos últimos anos, o mercado tem sido inundado com diversos produtos e suplementos para atletas que praticam a musculação, sendo que um dos suplementos que tem gerado um debate acesso nesta comunidade é precisamente o hormônio do crescimento ou, se preferirmos, o HGH (Human Growth Hormone).

O que É o Hormônio do Crescimento?

hgh hormonio crescimento arnold

É uma proteína de pequena dimensão, que é produzida e secretada pela glândula hipófise anterior. Através da acção deste hormônio, ao longo da fase de crescimento de um indivíduo, a maior parte das células aumentam em volume e em quantidade, permitindo assim o crescimento dos tecidos, órgãos e, por conseguinte, o crescimento corporal.Os efeitos deste hormônio do crescimento nos tecidos do organismo podem ser vistos como anabólicos, pois contribuem para a hipertrofia, isto é, o aumento da massa muscular.

Porque se Toma este Hormônio?

Os suplementos à base de testosterona são bastante populares junto dos atletas, contudo, os suplementos com o hormônio do crescimento têm vindo a ganhar paulatinamente o seu espaço. Tal como acontece com a testosterona, os níveis deste hormônio nas pessoas começam a decair após os 30 anos e continuam nessa fase descendente à maneira que envelhecem.

É possível ver os níveis deste hormônio através de um simples teste sanguíneo, o qual deve ser realizado por um médico.Contudo, através dos suplementos com o hormônio do crescimento, como veremos mais abaixo, é possível combater a carência natural do mesmo e reequilibrar os seus níveis.

As Vantagens do Hormônio do Crescimento?

Na realidade, a HGH acarreta diversas vantagens para o corpo humano, começando desde logo pelo seu efeito rejuvenescedor. E, além disso, os seus benefícios são suportados por diversos estudos científicos já efectuados, o que lhe confere ainda mais credibilidade. Vejamos abaixo as principais vantagens:

  • Aumenta substancialmente os níveis de energia
  • Contribui para ossos mais fortes
  • Converte a gordura corporal numa fonte de energia
  • Fomenta a formação de músculo novo
  • Melhora a qualidade e duração do coração e rins
  • Pode melhorar a sua performance sexual
  • Propícia a qualidade de sono durante a noite

Deste modo, o hormônio do crescimento tem vários benefícios não só para o corpo, mas também para a qualidade de vida. Além do mais, quando comparado com outros suplementos, tem menos efeitos secundários.

Como Aumentar os Seus Níveis?

Agora que vimos os seus principais benefícios, vamo-nos focar em como aumentar os níveis do hormônio do crescimento. Para o efeito, ao contrário do que possa calcular, é possível aumentar os seus níveis sem recorrer a suplementos. Existem quatro factores essenciais que fomentam o aumento deste hormônio, nomeadamente:

Treino – O treino de alta intensidade é essencial para o ganho de massa muscular e, além disso, permite estimular de forma natural este hormônio.

Recuperação – A recuperação, bem como o descanso, são cruciais. Na verdade, é durante o período de sono que se produz cerca de 75% da produção quotidiana do HGH.

Nutrição – Este factor é acima de tudo relevante para quem deseja aumentar os seus níveis de forma natural. Os aminoácidos são nutrientes básicos, mas muito importantes. Além disso, deve-se ter uma dieta saudável.

Suplementos – Os suplementos com hormônio do crescimento têm vários benefícios, pois aumentam o efeito de síntese de proteína da testosterona e provocam concomitantemente o crescimento de tecido muscular, mas devem ser tomados sob supervisão médica.

Efeitos Secundários e Precauções

Deve-se tomar doses reduzidas (somente as recomendadas) deste hormônio pois, caso contrário, podem causar efeitos colaterais graves no corpo, como pés grandes ou fígados grandes. Caso seja tomado de forma anormal, devido ao seu efeito anabolizante, este hormônio pode eventualmente causar mesmo a morte. Outros efeitos secundários incluem a retenção de líquidos e o aumento dos níveis de açúcar no sangue, embora com pouca frequência.

Assim sendo, deve-se tomar somente as doses recomendadas deste suplemento. Doses de 1,0 ou 1,5mg enquadram-se dentro do que é considerado normal.

Em suma, o hormônio do crescimento é uma premissa essencial do treino para um atleta, enquanto praticante de culturismo. Porém, tal como é importante tomar o hormônio, também é importante controlar a quantidade ingerida, de forma a manter os seus níveis dentro dos parâmetros normais e evitar quaisquer potenciais efeitos secundários.

Leave a Reply