Dicas para Aumentar os Níveis de Testosterona

A testosterona é uma hormona fulcral para qualquer homem, porque desempenha um papel significativo na sua sexualidade (libido) e capacidade de reprodução, massa muscular, crescimento capilar, entre outros factores. Especialmente a partir dos 30 anos, os níveis de testosterona nos homens começam a diminuir e continuam nessa espiral descendente à maneira que envelhecem. Os sintomas relacionados com baixos níveis de testosterona incluem fadiga, depressão, perda de desejo sexual e mesmo disfunção eréctil.

No que concerne ao caso específico dos atletas, a testosterona é essencial para os mesmos, pois é importante para fomentar o músculo e, quando se tem níveis equilibrados, ajuda também a queimar gordura.

Contudo, existem formas de estabilizar e mesmo aumentar os níveis de testosterona natural, como veremos abaixo, sem recorrer a quaisquer produtos artificiais.

Dicas para Aumentar os Níveis de Testosterona de Forma Natural

arnold testosterona

Aproveite o sol

Segundo um relatório do Hospital de Boston, nos Estados Unidos, a exposição da pele à luz solar pode aumentar exponencialmente os níveis de testosterona, porém, não exagere. O tempo recomendado de exposição solar é de 15 a 20 minutos.

Consuma zinco

O zinco é um mineral importante para a produção de testosterona, pelo que incluir este suplemento na sua dieta, durante algumas semanas, pode causar um melhoramento da testosterona em homens com níveis baixos desta hormona. Pelo contrário, algumas pesquisas já efectuadas, demonstram que algumas restrições na sua dieta, nomeadamente de fontes de zinco, levam a uma diminuição dos níveis da testosterona.

Controle o treino e faça exercícios de alta intensidade

Os exercícios de alta intensidade mas de curta duração têm um efeito extremamente positivo no aumento dos níveis da testosterona e concomitantemente previne a sua diminuição. Pelo contrário, os exercícios aeróbicos ou os exercícios moderados prolongados já demonstraram ter efeitos negativos ou mesmo nenhum efeito nos níveis de testosterona. Para um bom treino de força, deve-se aumentar os pesos e diminuir as repetições. Assim sendo, deve-se treinar com intensidade, através de exercícios rápidos, mas fortes. Não basta fazer a corrida quotidiana num parque perto de sim, tem de treinar duro no ginásio se quiser aumentar a testosterona.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, os níveis de testosterona estão no seu máximo 48 horas após treinos com levantamento de pesos. E, quanto mais forte você treinar, mais você pode aumentar a testosterona.

No entanto, você deve controlar o seu treino, de modos a não exagerar no exercício físico. Quando em demasia, o exercício físico pode aumentar o cortisol, uma hormona que compete com a testosterona.

Assim, enquanto o treino intenso fomenta a testosterona, o excesso de treino pode ter precisamente o efeito contrário. Por isso, certifique-se que tem os seus períodos de descanso normais entre treinos.

Opte por gorduras saudáveis

Uma dieta saudável é fulcral para poder aumentar a testosterona natural. Isto significa que deve optar por gorduras saudáveis, não apenas as gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, como as que encontramos nos abacates e nozes, mas também as saturadas, pois estas são essenciais na formação da testosterona.

Perca peso

O peso é um dos factores que podem desequilibrar os seus níveis de testosterona. Os homens com peso acima do recomendado são mais susceptíveis a terem problemas relacionados com níveis baixos de testosterona. Deste modo, perder os quilos em excesso pode contribuir decisivamente para o aumento dos seus níveis desta hormona.

Reduza a ingestão de açúcar

Outro aspecto a ter em conta na sua alimentação quotidiana é a quantidade de açúcar que ingere, porque os níveis de testosterona baixam após você ingerir açúcar. Isto provavelmente acontece porque o açúcar provoca a subida dos níveis de insulina, um factor que leva à diminuição da testosterona.

Relaxe

Quando você está numa situação de stress intenso, o seu corpo liberta altos níveis de cortisol. Esta hormona, por sua vez, bloqueia os efeitos da testosterona. Por isso, é importante que você aprenda a relaxar. Além disso, também deve certificar-se que dorme o suficiente. Menos do que sete horas de sono é algo que pode abalar significativamente os seus níveis de testosterona, redução de cerca de 30%, e restringir o potencial de crescimento dos músculos.

Embora haja formas artificiais de aumentar a testosterona no seu corpo, através de géis, cremes e injecções, as mesmas podem ser prejudiciais para a saúde, pelo que deve-se optar sempre por aumentar a testosterona natural, salvo indicação em contrário pelo seu médico. As dicas para aumentar a testosterona supracitadas são válidas, através de métodos naturais e sem qualquer contra-indicação médica, pelo que são formas seguras de você aumentar os níveis desta hormona tão importante.

Leave a Reply