Devo tomar caseína antes de dormir?

A caseína é uma proteína formada por aminoácidos essenciais. Encontra-se, por exemplo, no leite de vaca, queijos, iogurtes… No leite de vaca a percentagem de caseína é de 80%. Seja através da alimentação ou através de suplementos a ingestão de caseína é importante já que ajuda a evitar o catabolismo muscular e colabora no crescimento muscular. Quem pratica exercício físico tem, frequentemente, maior necessidade de caseína e recorrer aos suplementos de caseína pode ser uma forma de suprir as necessidades do organismo. A caseína é uma proteína de absorção lenta e é muito importante a sua ingestão antes de dormir. Saiba já de seguida porquê.

caseína antes de dormirImportância da Caseína antes de dormir

Porque devo tomar caseína antes de dormir? Pois bem, durante o sono, o nosso organismo continua a ter necessidade de hidratos de carbono e de gorduras. Quando passamos muitas horas sem comer como acontece durante o sono e na falta destes o nosso organismo acaba por se socorrer das proteínas. A presença da caseína faz com que o nosso organismo não entre em catabolismo muscular. Esta proteína protege assim os nossos músculos.

O facto de a caseína ser de absorção lenta (que pode ir até 7 horas) permite ao organismo libertar gradualmente os aminoácidos na corrente sanguínea sem nunca ficar com défices. Esta característica de absorção lenta da caseína é explicada pela espécie de gel em que esta se transforma no nosso intestino, o que leva a uma redução da absorção.

A caseína é portanto a nossa “menina de ouro” já que evita o catabolismo e ajuda no crescimento muscular, dois grandes objetivos de quem pratica exercício físico. Para além das vantagens da caseína já mencionadas esta ainda tem a capacidade de saciedade, pelo tal gel em que ela se transforma. A caseína tem um nível elevado de glucogénicos incluindo treonina, glutamina e arginina.

Caseína “Versus” Whey Proteín

A caseína é diferente da proteína Whey uma vez que esta é de absorção rápida.A Whey é uma proteína do soro do leite extraída durante a transformação do leite em queijo. Esta pode ser de três tipos: concentrada (WPC), isolada (WPI) ou hidrolisada (WPH). A diferença maior entre estes três tipos prende-se com a quantidade de proteína já que os valores diferem entre eles.

Todos estes três tipos de proteína whey são de absorção mais rápida quando comparados com a caseína. A suplementação à base de proteína whey não é a mais recomendada antes de ir dormir estando antes indicada para a primeira hora depois do treino, de forma a que o corpo possa rapidamente suprir as suas necessidades de proteína.

Voltando à caseína saiba que esta é produzida por diversas marcas. Aconselhe-se com o profissional que o acompanha e escolha a que mais se adequa a si.

Leave a Reply