Creatina antes ou depois do Treino?

Como sabemos, a creatina é um dos melhores suplementos de nutrição desportiva e, mais especificamente, para o fisiculturismo. No entanto, apesar da sua popularidade, existem em ainda muitas dúvidas relacionadas com o suplemento, nomeadamente sobre se deve tomar a creatina antes ou depois do treino.

Deve-se tomar creatina antes ou depois do treino? Podemos tomar creatina em qualquer altura e esperar os mesmos resultados? Estas são algumas das questões recorrentes que surgem quando o assunto em causa é a creatina. Neste artigo, esperamos dissipar algumas destas dúvidas e elucidar-vos um pouco sobre a melhor altura para tomar creatina.

Qual a melhor altura para tomar creatina?

Creatina antes ou depois do Treino?

No que concerne a suplementos, é crucial saber o timing correto para os tomar, pois este factor pode realmente influenciar a forma como o corpo se transforma, a performance no ginásio, a recuperação muscular, entre outros aspectos. Contudo, será que este princípio se coloca a um suplemento como a creatina? Na realidade, tudo indica que sim. Embora os estudos científicos não sejam claros, a experiência pessoal de muitos fisiculturistas assim o sugere.

Não existem regras específicas em relação à melhor altura para tomar creatina mas, como veremos mais abaixo, provavelmente será antes e depois do treino. Vejamos cada caso com mais atenção.

A creatina antes do treino

A principal razão para tomar creatina antes do treino reside na tentativa de obter mais energia através deste suplemento. A creatina fomenta o ATP, isto é, o trifosfato de adenosina, que é uma mólecula responsável pelo armazenamento da energia nos sistemas biológicos. 

Partindo do princípio que temos mais energia armazenada, então teremos também mais energia para fornecer aos músculos. Desta maneira conseguiremos levantar mais pesos, um dos factores que podem influenciar decisivamente o aumento da massa muscular. Portanto, tomar creatina antes do treino permite criar esta reação em cadeia extremamente benéfica para a hipertrofia.

A creatina depois do treino

Após o treino, os praticantes de musculação ficam com carência de nutrientes ao nível muscular, derivada do esforço físico. Assim, para “alimentar” o músculo os fisiculturistas recorrem à creatina, de modos a fornecer nutrientes essenciais aos mesmos e promover o fortalecimento muscular, o aumento da massa muscular, bem como a recuperação.

Quando tomado em conjunto com um suplemento de proteínas, como a proteína whey, um dos suplementos mais utilizados no âmbito da recuperação muscular, a creatina tem ainda mais eficácia.

Assim sendo, ambos os casos supracitados apresentam em teoria vantagens para os fisiculturistas, contudo, vamos focar um pouco os estudos científicos sobre a creatina e sobre quando tomar a mesma.

Os fundamentos científicos (Creatina antes ou depois do treino)

A creatina é um dos suplementos de nutrição desportiva mais estudados do mundo, todavia, os estudos científicos realizados sobre a creatina não são unânimes nesta matéria, isto é, sobre qual a melhor altura para tomar creatina. Alguns estudos realmente sugerem que tomar creatina depois do treino pode acarretar mais benefícios, nomeadamente em termos de ganhos de massa magra e fortalecimento muscular. Porém, mesmo assim, também admitem que é necessária mais pesquisa para poderem fundamentar os mesmos.

Como esta não é uma questão linear, muitos fisiculturistas “evitam” a mesma ao tomarem creatina duas vezes por dia, pré-treino e pós-treino, por entenderem que é a melhor forma de alcançarem resultados. Esta forma de tomar creatina, defendida por fisiculturistas experientes, permite colher todas as vantagens deste suplemento. Assim, tomar a creatina somente antes ou depois do treino não é propriamente uma regra, depende de si, dos seus objectivos e preferências.

A creatina é, definitivamente, uma das melhores formas de conseguir ganhar mais massa muscular, energia, força, em suma, uma melhor capacidade atlética. Embora a melhor altura para a tomar possa variar, o importante é que a tome de forma regular para poder otimizar os seus efeitos e os seus ganhos. E para si quando deve ser tomada a creatina? antes ou após do treino?