Bloqueadores de gordura – O que são?

Bloqueadores de gordura são diferentes de queimadores de gordura. Na verdade ambos estão associados a processos de emagrecimento mas têm características diferentes. Os bloqueadores de gordura são suplementos que diminuem a absorção de gordura pelo nosso organismo. Quando ingerimos alimentos que contêm gordura, esta por mecanismos que já explicaremos de seguida acaba por não ser absorvida na totalidade, sendo assim eliminada pelo organismo.Se a gordura não é absorvida, o organismo acaba por necessitar de outras fontes de energia e usa assim as suas reservas.

Apesar da função dos bloqueadores de gordura ser uma excelente aliada na perda de peso recomenda-se sempre uma alimentação saudável.

Como funcionam os bloqueadores de gordura?

bloqueadores gordura

Os bloqueadores de gordura são, frequentemente, constituídos por produtos naturais e ervas. A quitosana é um dos bloqueadores de gordura mais conhecidos.A quitosana é uma fibra natural retirada da quitina – substância extraída do exosqueleto de crustáceos como camarões, caranguejos e lagostas. Esta substância é transformada apresentando-se em pó. É muito similar à celulose (fibra vegetal que compõe as plantas).

A quitosana tem a capacidade de absorver seis a dez vezes o seu peso em gorduras. A quitosana como outros bloqueadores de gordura o que faz é associar-se à gordura acoplando-se às moléculas de gordura e colesterol formando uma grande massa não absorvível pelo organismo que é depois eliminada pelas fezes. Evita assim que as gorduras continuem o seu ciclo digestivo e que sejam absorvidas.

Esta capacidade da quitosana é possível uma vez que esta fibra tem uma carga iónica positiva. Como os lípidos/ gorduras têm uma carga iónica negativa estes são atraídos pela carga positiva e há ligação química.
A quitosana mantêm a sua capacidade mesmo em meio aquoso. Como o nosso organismo têm necessidade constante de gordura, na falta desta acaba por queimar os depósitos de gordura armazenados no organismo o que se traduz numa redução da gordura corporal e consequente perda de peso.O facto da quitosana ser uma fibra tem ainda a vantagem de ajudar na digestão e acelerar o processo de eliminação de gorduras e fezes.

Na hora de comprar um bloqueador de gordura peça aconselhamento médico. A par do bloqueador de gordura mais adequado ao seu organismo e aos seus objetivos siga uma alimentação saudável, beba dois litros de água por dia e pratique exercício físico.Há bloqueadores de gordura que possuem outras substâncias na sua fórmula, como a vitamina C já que esta ajuda a aumentar os benefícios da quitosana, isto é, a quitosana com vitamina C aumenta a capacidade de absorção de gordura da quitosana. Tudo indica que a vitamina C ajuda ainda a reduzir o apetite e quando se fala em perda de peso este dado é muito útil!
Habitualmente os bloqueadores de gordura são tomados minutos antes das refeições (cerca de dez minutos antes) e não se traduzem num aumento de calorias já que não são substâncias digeríveis.

Não são conhecidos efeitos secundários adversos mas há a indicação de que pessoas alérgicas ao marisco não devem consumir quitosana dado que esta é extraída do marisco. Grávidas ou mulheres a amamentar também não devem consumir bloqueadores de gordura.

Leave a Reply