BCAA – O que é, para que serve, como e porque tomar?

Branched Chain Amino Acids mais conhecidos por BCAA. São aminoácidos de cadeia ramificada. São eles a Valina, a Leucina e a Isoleucina, três aminoácidos que não são produzidos pelo nosso organismo.O nosso organismo precisa de 20 aminoácidos mas não é capaz de os produzir a todos. Estes últimos 3 que referimos podem ser obtidos através da alimentação e de suplementos alimentares. Mas vamos aqui explicar o que são aminoácidos para que possa compreender a utilidade dos BCAA.

bcca e os seus beneficios

BCAA – O que é?

Aminoácidos são compostos quaternários de carbono (C), hidrogénio (H), oxigénio (O) e nitrogénio (N), também chamado de azoto. A estrutura geral dos aminoácidos envolve um grupo amina e um grupo carboxilo. Os aminoácidos unem-se através de ligações peptídicas, formando os peptídeos e as proteínas. Para que as células possam produzir as suas proteínas precisam de aminoácidos. Destes, como referimos atrás, o organismo não é capaz de produzir 9. Cerca de um terço das proteínas musculares são compostas por BCAA.

Para que serve?

Os BCAA são de extrema importância para todos os amantes de musculação e adeptos do exercício físico em geral já que ajudam na recuperação de lesões musculares, tornando a recuperação mais rápida e estimulando a síntese de novas proteínas. E porque é que, por vezes, ocorrem lesões musculares? Por exemplo, no caso da musculação, o trabalho com pesos exige bastante do organismo. Este entra em estado catabólico e se não tiver os nutrientes/ energia que precisa serve-se dos aminoácidos dos músculos. Os aminoácidos de cadeia ramificada podem ajudar a diminuir este rácio de destruição de proteínas intracelulares.

Mas os BCAA não se ficam por aqui em matéria de benefícios. Estimulam a produção de insulina, o que gera maior absorção dos aminoácidos e restantes nutrientes e permite uma maior entrada de glicose nas células resultando em mais energia para o organismo. Quem toma os BCAA sente assim menos fadiga, maior resistência e menos dor.

Estudos desenvolvidos nos últimos anos comprovam estes mesmos benefícios (estudos realizados tanto com ratos como com atletas).

Como e quando tomar?

Os BCAA devem ser tomados imediatamente antes e depois dos treinos. Antes para aumentar o rendimento do treino e depois para auxiliar na recuperação dos músculos. A dose oscila de acordo com o tipo de treino e características do atleta. A dosagem deve ser sempre recomendada/ ajustada por uma profissional.

Os BCAA podem ser tomados por todos aqueles que querem ganhar massa muscular ou melhorar o seu rendimento desportivo, todavia não deve abdicar da opinião de profissional. Os BCAA estão disponíveis no mercado sob a forma de cápsulas ou em pó. Não parece haver nenhuma recomendação de maior quanto a estas duas possibilidades, sendo aqui o seu gosto o critério a determinar a escolha.

Informe-se das várias possibilidades existentes no mercado e procure junto do fabricante todas as informações relativas à toma. Não se esqueça de comparar preços já que como qualquer outro produto, os preços variam.

Leave a Reply