Os diferentes tipos de dietas

Existem muitos tipos de dietas, umas mais famosas que outras como a Dieta de Atkins ou a Dieta da Zona. É importante lembrar que uma dieta que limita as porções a um tamanho muito pequeno ou que exclui certos alimentos exclusivamente para promover a perda de peso pode não ser eficaz a longo prazo. É mais fácil realizar uma dieta que leva em conta os alimentos que você gosta ou não e também incluem combinações de alimentos com calorias e nutrientes o suficiente para uma vida mais saudável.

tipos-dieta

Dietas com Menu Fixo

Uma dieta com menu fixo fornece uma lista de todos os alimentos que pode comer. As vantagens deste tipo de dietas é que pode ser fácil de seguir porque os alimentos são seleccionados para si. No entanto a desvantagem deste tipo de dietas é que começa muito poucas opções de alimentos que podem tornar a dieta monótona e difícil de seguir fora de casa. Além disso, as dietas de menu fixo não ensinam as habilidades para a selecção de alimento necessárias para se manter o peso.

Plano de Refeição

Um plano de refeições com um número definido de porções de cada um dos vários grupos de alimentos. Dentro de cada grupo, alimentos são aproximadamente igual em calorias e podem ser alterados como quiser. Por exemplo, a categoria “amido” poderia incluir uma fatia de pão ou 1/2 xícara de aveia; cada um é aproximadamente igual em calorias e de igual valor nutritivo. Se o seu plano de refeição pede duas porções de amido no café da manhã, você poderia optar por comer duas fatias de pão ou uma fatia de pão e 1/2 xícara de farinha de aveia. Com este tipo de dieta, você tem mais variedade de escolha no dia a dia e pode facilmente realizar a dieta longe de casa. Mas a vantagem mais importante é que neste tipo de dietas é ensinado como deve escolher os melhores alimentos para si.

Dietas Liquidas

As Dietas Liquidas são planos de perda de peso que substituem uma ou mais refeições por uma fórmula líquida. A maioria das dietas liquidas são dietas equilibradas contendo uma mistura de proteína, carboidratos e geralmente uma pequena quantidade de gordura. Este tipo de dieta geralmente são vendidas em líquido ou um pó para ser misturado com líquido. Embora seja fácil de usar para promover a perda de peso a curto prazo, a maioria das pessoas mias tarde acabam por recuperar o peso assim que param a dieta. Além disso, as dietas liquidas não ensina a fazer escolhas alimentares saudáveis, uma habilidade muito importante para manter seu peso.

Dietas da Moda ou Milagrosas

É sempre de evitar qualquer dieta que sugira que coma apenas determinados nutrientes, alimentos ou combinação de alimentos, para promover a perda de peso fácil. Como são baixas em calorias estas dietas funcionam a curto prazo. No entanto, muitas vezes não são equilibradas e podem causar deficiências de nutrientes. Além disso, estas dietas da moda ou milagrosas, não ensinam hábitos de consumo que são importantes para a gestão de peso a longo prazo.

Dietas Flexíveis

Alguns programas ou livros sugerem a monitorização apenas da gordura e das calorias ou a combinação dos dois, com o indivíduo a fazer a escolha do tipo e da quantidade de alimentos a consumir. Este tipo flexível de abordagem funciona bem para muitas pessoas e ensina-os a controlar o que comem. Uma desvantagem das dietas flexíveis é que algumas pessoas não a consideram totalmente uma dieta. Por exemplo, programas que façam apenas a controle da gordura, irá permitir que se possa tomar quantidades ilimitadas de calorias em excesso, portanto, não levam à perda de peso.

É importante escolher um plano de alimentação que se posso realmente fazer. O plano também deve te ensinar como seleccionar e preparar alimentos saudáveis correctamente, bem como manter seu peso depois. Lembre-se que muitas pessoas tendem a recuperar o peso perdido. Ter uma dieta saudável e nutritiva para manter seu peso, combinado com actividade física regular é o ideal para evitar a recuperação do peso.

Leave a Reply