Quais os benefícios do Ómega 3

Muito se tem falado da importância de se consumir alimentos com ómega 3 e a publicidade no setor alimentar não deixa margem para dúvidas “… rico em ómega 3. Essencial para a sua saúde”.

Omega 3

Mas, o que é o ómega 3? Ómega 3 é um ácido gordo (gordura) que não é produzido pelo nosso organismo. Apesar de não termos capacidade de o produzir ele é essencial.

Então, quais os benefícios do ómega 3? É anti-inflamatório, retarda o envelhecimento da pele, mantém a flexibilidade e elasticidade da pele, ajuda a manter a saúde ocular já que previne a degeneração do olho, é essencial ao bom funcionamento cerebral (onde estão envolvidos processos de memória, raciocínio e a própria comunicação entre neurónios), normaliza a circulação sanguínea e o ritmo do coração (evita arritmias cardíacas), evita a formação de coágulos de sangue (evitando assim enfartes e derrames), diminui os níveis de triglicéridos, controla a pressão arterial, previne a osteoporose, evita doenças autoimunes e previne variadíssimas doenças como Alzeimer, hiperatividade, deficit de atenção, depressão e diabetes. O consumo de ómega 3 reduz ainda a ansiedade, as insónias e regula o apetite (sendo um excelente auxilio para o controlo da obesidade).

Os estudos científicos recentes impressionam ao confirmarem todos estes benefícios do ómega 3.

Em que alimentos se encontra o ómega 3? Os peixes (arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau entre outros) são os melhores alimentos (deve-se consumir 3 a 4 vezes por semana), no entanto, também encontramos ómega 3 nas sementes de chia, sementes de linhaça, nozes e gemas de ovo.

Leave a Reply