Proteína e a Sua Importancia para o Corpo Humano

Os Músculos, a pele, o cabelo e as células cerebrais são apenas algumas das partes do corpo que são à base de proteínas. As estimativas sugerem que cerca de metade do peso seco do corpo humano é composto de proteína.

Muitos dos alimentos que ingerimos contêm proteínas, especialmente alimentos de carne (frango, carne, cordeiro e peixe), e leguminosas como feijões e lentilhas. Estas proteínas são quebradas durante a digestão para libertar aminoácidos, que são os blocos de construção de todas as proteínas. Uma vez dentro do corpo, estes aminoácidos são usados para fazer novas proteínas, incluindo enzimas e hormônios como a adrenalina. As proteínas são tambem usadas às vezes como fonte de energia.

proteina

 

Necessidades de proteína do Corpo Humano

A quantidade de proteína que você precisa na sua dieta depende do seu peso, idade e saúde. Como guia, a ingestão alimentar recomendada para proteína (medida em gramas por quilograma de peso corporal) é:

  • 0,75 g/kg para mulheres adultas
  • 0,84 g/kg para homens do adulto
  • Cerca de 1 g/kg para grávidas e mulheres que amamentam e para homens e mulheres mais de 70 anos.

Por exemplo, um homem adulto de 75 kg precisaria 63 g de proteína por dia. Recomenda-se que 15 a 25 por cento do consumo total de energia por dia seja de fontes de proteína. O corpo humano não consegue armazenar proteínas por isso irá deitar fora qualquer excesso. Portanto, a maneira mais eficaz de usar a exigência diária de proteína é comer pequenas quantidades em cada refeição. Usando o exemplo do homem de 75 kg , exige que ele coma aproximadamente 21 g de proteína nas três refeições principais do dia.

Valor nutricional da proteína

O valor nutricional de uma proteína é medido pela quantidade de aminoácidos essenciais que ela fornece. Diferentes alimentos contêm quantidades diferentes de aminoácidos. Em geral:

  • Produtos de origem animal (como frango, carne ou peixe) contém todos os aminoácidos essenciais.
  • Produtos de soja, quinoa e a semente de um amaranto (consumida na Ásia e no Mediterrâneo) também contém todos os aminoácidos essenciais. No entanto, em certas proteínas vegetais geralmente faltam pelo menos um aminoácido.

As pessoas que seguem uma dieta vegetariana precisam escolher uma variedade de fontes de proteína e uma combinação de vegetais durante todo o dia para obter uma combinação adequada de aminoácidos. Por exemplo, uma refeição contendo cereais e leguminosas, como feijão na torrada, fornece todos os aminoácidos essenciais encontrados em um prato de carne típico.

Digestão de proteínas

Um alimento rico em proteínas, como carne, é discriminado em proteínas individuais do suco gástrico no estômago. As enzimas pancreáticas, lançadas para a primeira parte do seu intestino delgado (duodeno) dividem as proteínas nos seus aminoácidos. Os aminoácidos são absorvidos pelas pequenas projeções (vilosidades) forradas nas paredes do intestinais e são levados para o fígado através da corrente sanguínea.

Resumo:

  • As proteínas são constituídas por cadeias de aminoácidos.
  • O corpo humano não pode armazenar aminoácidos, então ele deve ser fornecido diariamente nos alimentos que comemos.
  • Dietas ricas em proteínas combinadas com doses muito baixas em carboidratos não são recomendadas.

 

Leave a Reply