A Importância do Zinco no nosso Organismo

O zinco é um mineral essencial que estimula a actividade de cerca de 100 enzimas no corpo. Ajuda ainda no suporte a um sistema imunitário saudável, é necessário para sintetizar DNA, é essencial para a cicatrização de feridas e ajudar no crescimento saudável e desenvolvimento do corpo durante a gravidez, infância e adolescência. Embora a quantidade real de zinco necessário para suportar o corpo humano seja bastante pequena, seus efeitos sobre o corpo são astronómicos.

importancia zinco

Fontes de zinco

O Zinco está presente numa grande variedade de alimentos que muitas pessoas consomem diariamente. A comida com mais zinco por porção são as ostras, mas a maioria de nós recebe a maior parte da sua ingestão de zinco proveniente de carnes vermelha e carnes de ave. Algumas outras fontes de alimentos que contêm zinco são alguns frutos do mar, grãos integrais, cereais enriquecidos, feijão, nozes e produtos lácteos.

A absorção de zinco tende a ser maior em dietas ricas em proteínas animais, em oposição àqueles ricos em proteínas vegetais. Um elemento presente em cereais integrais, pães, cereais e leguminosas, chamadas de fitato pode também trabalhar para diminuir a absorção de zinco.

Deficiências de zinco

Geralmente, quando alguém está sofrendo de deficiência de zinco, é porque a ingestão é insuficiente, porque ele está sendo mal absorvido pelo corpo, ou sua necessidade de zinco aumenta. Uma deficiência de zinco pode ser identificada por:

  • retardo de crescimento
  • diarreia
  • perda de cabelo
  • maturação sexual retardada e impotência
  • perda de apetite
  • lesões de pele e olhos
  • manchas brancas nas unhas

Porque muitos destes sintomas são gerais e podem ser associados com muitas condições médicas, você deve consultar com seu médico se você está sofrendo de qualquer um ou uma combinação destes sintomas.

O Zinco e o corpo humano

Num corpo humano médio, há cerca de 2 a 3 gramas de zinco. A maior parte deste é encontrado no tecido do músculo e no osso. Geralmente, a maioria dos adultos não necessitam de suplementação de zinco se comem uma dieta saudável com legumes, frutas e algumas fontes de proteína.

Os homens requerem mais zinco do que as mulheres, pois o mineral é liberado quando o homem ejacula. Quanto mais sexualmente ativo um homem for, mais zinco é necessário, como sémen tem os mais altos níveis de zinco no corpo.

Recomendações de zinco

Uma mulher adulta média deve consumir cerca de 7 miligramas de zinco diariamente, enquanto um homem normal deve consumir 9,5 miligramas diariamente. O risco para as mulheres de ter uma deficiência de zinco é muito maior do que um homem, especialmente se elas estão desnutridas por causa de algum distúrbio alimentar, ou quando estão amamentando. Certifique-se apenas tomar a dose diária recomendada. Consumir muito zinco pode causar náuseas, vómitos e febre porque também muito do mineral pode interferir com a forma como o corpo processa outros minerais.

Leave a Reply