Frutos secos contra o Ganho de Peso

Aproxima-se o Natal e a nossa mesa começa a encher-se de frutos secos. Esta tradição natalícia devia estender-se por todo o ano! Mas fique desde já a saber que os frutos secos nem sempre foram vistos com bons olhos, devido à sua elevada percentagem de gordura (cerca de 80%). No entanto, a ciência evoluiu e hoje sabe-se que a gordura contida nos frutos secos é benéfica para a saúde. Nem toda a gordura é má, dizem os especialistas e esta frase assenta que nem uma luva nos frutos secos. A gordura presente nos frutos secos é essencialmente monoinsaturada e polinsaturada – gorduras benéficas para a saúde.

Frutos Secos

O consumo moderado de frutos secos permite controlar os níveis de colesterol e triglicéridos, protege o coração e ajuda a controlar o peso. Mas os frutos secos não se ficam por aqui em matéria de benefícios! Contêm antioxidantes que auxiliam no combate ao envelhecimento das células, previnem o cancro e são um bom aliado contra a prisão de ventre, já que as fibras presentes ajudam no trânsito intestinal. Os frutos secos previnem a anemia e contêm muito cálcio.

Nozes, amêndoas, caju, pistachos, avelãs, entre outros dão-lhe ainda uma sensação de saciedade que auxiliam até no processo de perda de peso.

Uma mão de frutos secos é a dose diária recomendada. Pode inclui-los nas refeições principais (em saladas e sobremesas, por exemplo) ou comer ao lanche em substituição de outro alimento. Para além de constituir um lanche saudável, os frutos secos ajudam-no a controlar o peso e dar-lhe-ão mais energia, por mais tempo já que nos mantém ativos durante horas (enquanto que, um bolo dá-nos, por momentos, muita energia mas depois esta desce abruptamente).

Para todos os adeptos de uma alimentação saudável e para aqueles que querem controlar o peso, os frutos secos são alimentos a ter em conta. Os frutos secos devem ser consumidos sem sal e deve-se evitar os que são fritos.

Leave a Reply