Como eliminar a retenção de líquidos

A primavera tardou mas apareceu e a temperatura já começou tenuemente a subir. O calor é mais propício à retenção de líquidos e há muitos aspetos importantes que deve saber para evitar inchaços, desconforto e peso a mais. Em primeiro lugar, quando se fala em retenção de líquidos é necessário perceber se se trata de um problema pontual ou se este esconde doenças hepáticas, renais, hipertensão arterial, insuficiência vascular…retencao liquidos

Se não houver uma patologia desta natureza associada saiba que há algumas dicas que quando seguidas permitem eliminar a retenção de líquidos.

Dicas para eliminar a retenção de líquidos

Reduza a ingestão de sal – Excesso de sódio, muito presente no sal leva à retenção de líquidos. O sódio é um mineral necessário ao nosso organismo, no entanto, em excesso causa grande prejuízo e um sinal visível desse excesso é a retenção de líquidos. Assim, é crucial reduzir o consumo de sal e aumentar a ingestão de frutas e legumes já que estes são ricos em potássio e permitem restaurar o equilíbrio do organismo.

Um truque para evitar o consumo de sal é temperar os pratos com ervas aromáticas e especiarias. Se gosta muito de pão opte pelo que é feito com menos sal.

Beba 2 litros de água por dia – O nosso organismo é composto em grande parte por água e apesar de alguns alimentos que consumimos regularmente serem ricos em água, precisamos ainda de ingerir mais água para uma equilibrada função renal e para eliminar toxinas.

Consuma proteínas – As proteínas (presentes na carne, peixe, ovos, lacticínios e leguminosas) são importantes para que se produza uma substância chamada albumina. A albumina ajuda o organismo a não acumular líquidos.

Consuma alimentos ricos em vitamina E e ácido gamalinoleico como linhaça, nozes e sementes já que estes ajudam a diminuir o inchaço no corpo.

Evite calçado alto – Tenha em atenção que calçado alto e desconfortável não favorece a circulação.

Passar muito tempo sentado ou muito tempo de pé é prejudicial – Estar muito tempo na mesma posição não é aconselhável. Se passa muito tempo sentada ou de pé faça pausas ao longo do dia e mude de posição.

Alguns anticoncecionais podem ser responsáveis pela retenção de líquidos – A toma de anticoncecionais deve ser um aspeto a analisar já que pode ser esta a causa de retenção de líquidos. Se assim for importa conversar com o ginecologista para saber se há outros meios para evitar uma gravidez.

Temperaturas muito altas são de evitar – Como referimos logo no início, o calor é mais propício à retenção de líquidos, por isso, quando as temperaturas ficarem mais altas procure lugares mais frescos. Se não lhe for possível, beba mais água e tente elevar as pernas durante algumas vezes por dia.

Chás diuréticos podem ser aconselháveis – Chás diuréticos leves poderão ser um assunto a discutir com o seu médico.

A drenagem linfática manual alivia a retenção de líquidos – A drenagem linfática manual permite aos líquidos do organismo serem conduzidos aos canais próprios para consequente eliminação ajudando assim a lidar com a retenção de líquidos.

Por fim, saiba que há determinados medicamentos que poderão agravar este problema da retenção de líquidos e que há fases da vida da mulher como a menstruação e a gravidez que são propícias à retenção de líquidos.

Leave a Reply