Dicas para Controlar o Apetite

Para uma tentativa de perder peso não ser infrutífera, não basta fazer algum exercício físico, pois a dieta é um factor essencial para conseguir reduzir o peso. Deste modo, antes sequer de enveredar pelo ginásio tem de aprender a controlar o apetite, para ter uma alimentação cuidada e equilibrada. Por isso, neste artigo, vamos ver algumas dicas para controlar o apetite e conseguir começar a ver realmente resultados na balança.

As melhores dicas para controlar o apetite

controlar apetite

O controlo do apetite pode parecer uma tarefa hercúlea para muitas pessoas, contudo, existem algumas formas de controlar o apetite que resultam e alimentos que suprimem o apetite. Vejamos quais:

Alimentos com fibra

Existem algumas provas que sugerem que os alimentos com fibra reduzem o apetite. Por isso, consuma alimentos ricos em fibra, como é o caso das frutas, vegetais, cereais integrais e feijões, que ainda são ricos em água, para ajudar o efeito de estômago cheio.

Beber água

Quando tiver a sensação de muita fome, experimente beber um copo grande de água. Beber água permite aumentar a sensação de saciamento, ao mesmo tempo que mantém o corpo devidamente hidratado.

Comer devagar

Curiosamente, leva alguns minutos até o seu cérebro receber a informação de que o estômago está cheio, por isso, o facto de se alimentar num ritmo mais lento, leva a que o cérebro possa acompanhar o ritmo e impedir que se coma demasiado.

Distrair a mente

Segundo alguns especialistas, os desejos convencionais por comida ou alimentos específicos duram somente alguns minutos, cerca de 10 minutos para sermos mais precisos, por isso, experimente a distrair a sua mente com formas de entretenimento, para esquecer o apetite, como música ou meditação.

Dormir

Existem duas hormonas, nomeadamente a leptina e grelina, que regulam o nosso apetite, sendo que ambas são influenciadas pela quantidade de horas que dormimos. Estas hormonas permitem controlar as sensações de fome e saciedade. Por isso, dormir oito horas por dia, pode ajudar a controlar os impulsos por alimentos.

Nozes

Em vez de petiscar alimentos calóricos entre refeições, consuma nozes. Além de ricas em proteínas, têm também fibra. Contudo, consuma-as com moderação, pois têm elevados índices de gordura, embora seja gordura saudável, isto é, a monoinsaturada.

Planear as refeições com antecedência

Planear as refeições antecipadamente permite que não se desvie do seu plano e consuma somente os alimentos ideais. Além disso, não deve saltar refeições ao longo do dia nem passar mais do que quatro horas sem comer. Isto permite manter os níveis hormonais relacionados com o apetite, bem como os níveis de açúcar no sangue devidamente estáveis.

Produtos lácteos magros

Os produtos lácteos magros contêm duas proteínas que podem ajudar a suprimir o apetite, é o caso da whey e da caseína. O leite é uma excelente opção que contém ambas as proteínas.

Reduzir os níveis de stress

Como provavelmente já constatou o stress pode despoletar o apetite e surtos de desejo de alimentos calóricos. Deste modo, controlar os níveis de stress quotidianos e recorrer a técnicas de relaxamento pode ser uma óptima forma de controlar o apetite.

Soja

A soja, além de ser um ingrediente bastante saudável, fornece não só proteínas, como também alguns carboidratos, pelo que confere igualmente uma boa sensação de satisfação, o que por si só ajuda a controlar o apetite.

Sopa

As sopas à base de legumes são óptimas para controlar o apetite, pois normalmente implicam que se ingira menos calorias. Assim, prefira as sopas com poucas calorias e ricas em fibra, em detrimento de sopas com ingredientes calóricos, como costuma a ser o caso das sopas cremosas.

Além disso, para conseguir os resultados que pretende, é importante manter o rumo no seu estilo de vida e continuar a consumir alimentos supressores de apetite, bem como de outras formas práticas de controle de apetite. Devemos acrescentar que, após incluir estas mudanças no seu plano alimentar e na sua vida, deve praticar também exercício físico, pois é uma das melhores formas de controlar o apetite e perder peso.

Leave a Reply