Dicas para aumentar a sua energia

Se se sente cansado a meio da tarde, a lutar para conseguir ficar desperto durante o resto do dia, está na hora de fazer algo para mudar esta situação!

Felizmente, existem maneira fáceis e naturais de dar um boost à sua energia e de restringir o cansaço.

Deixe de lado as dezenas de copos de café e tente estas dicas para aumentar os seus níveis de energia durante todo o dia.

energía

Beba sumo de legumes

Beber um sumo de legumes é, de boa maneira, um choque para o seu corpo. Durante a produção da bebida, os legumes perdem a fibra o que faz com que sejam mais fáceis de absorver e digerir pelo nosso corpo. E, como ficará mais fácil para o seu corpo para absorver os benefícios nutricionais, notará um aumento de energia. Para além disso, ao beber um sumo de legumes estará também a eliminar as toxinas do seu corpo, enquanto também alimenta as células.

Se sentir que está a ficar doente, o sumo de legumes também é uma boa maneira de pará-la e manter a sua energia antes que comece a desaparecer. Deixe de lado os sumos comprados nas lojas, que são muitas vezes carregados de açucares, conservantes e outros ingredientes prejudiciais e que vão deixá-lo a sentir-se ainda pior e mais cansado.

Desfrute de um sono com qualidade

Passar as noites a jogar ou a ver televisão pode fazer com que se sinta cansado no dia seguinte. Enquanto dorme, o seu corpo restaura e repara os danos causados ao longo do dia. Além disso, a adenosina, um subproduto da atividade celular que é produzido pelos nossos corpos, causa um forte impacto na percepção de estarmos cansados. A adesonia acumula-se ao longo do dia, mas durante o sono, os nossos corpos eliminam-na do nosso organismo.

Se estar a enfrentar problemas para desfrutar de um bom sono, experimente algumas destas dicas:

  • Mantenha um horário de sono consistente, mantendo uma hora para ir para a cama e outra para acordar. Mantenha o mesmo horário todos os dias, incluindo nos fins de semana. Assim, conseguirá regularizar o seu relógio interno;
  • Elimine qualquer cafeína a partir das 15 horas. Os efeitos da cafeína podem durar até 12 horas;
  • Escreva, antes de ir para a cama, o que está a provocar a falta de sono ou a fazer com que fique acordado até tarde.

Consuma menos hidratos de carbono

Ao mesmo tempo que os hidratos de carbono fornecem ao seu corpo energia, este tipo de alimentos podem deixá-lo a sentir-se fraco.

O principal culpado?! Hidratos de carbono, como aqueles que pode encontrar nas bebidas açucaradas, bolachas e outros alimentos processados. Embora este tipo de alimentos forneçam um rápido impulso de energia, o pico de açúcar no sangue é repentino e caí de seguida.

Solução? Mantenha a sua alimentação nos alimentos com baixo valor glicêmico que levam o corpo a digerir por mais tempo. Nozes, legumes, batata doce, aveia e arroz são alguns dos alimentos que forneceram ao corpo um valor constante de energia.

Mantenha-se hidratado

Sabia que um dos primeiros sinais de desidratação é a sensação de cansaço? Não beber água suficiente poderia ser a razão pela qual os seus níveis de energia estão em baixo. Como os nossos corpos são compostos de água, mesmo pequenas falhas no consumo de água podem afetar o seu metabolismo.

Mantenha-se hidratado, certificando-se que bebe bastante água ao longo de todo o dia. Ao comer alguns alimentos ricos em água, como frutas e legumes, também estará a contribuir para a hidratação do seu corpo.

Tome atenção aos níveis da Vitamina B

A vitamina B, também conhecida como a vitamina “energia”, é a mais complexa de todas as vitaminas. Ela é responsável pela função da tiróide e mantém as células do sangue saudáveis. Se sofre da falta de vitamina B, este pode ser um dos principais sinais para os níveis baixos de energia.

Como esta vitamina é solúvel em água, o seu corpo não a consegue armazenar e, assim sendo, a quantidade da vitamina B presente no seu sangue depende somente dos alimentos que come.

Pratique exercício físico diariamente

Sente-se apagado depois de um treino difícil? Acredite que se tornar a pratica de exercício numa atividade diária o seu nível de energia irá aumentar.

Ao praticar exercício físico, será enviado para as suas células oxigénio e nutrientes, ajudando assim o seu coração e pulmões a trabalhar de forma mais eficientes e a aumentar os seus níveis de energia.

Lembre-se que não precisa de correr uma maratona para poder desfrutar dos benefícios da pratica de exercício físico. Níveis moderados de exercício físico também proporcionam benefícios de energia.

Todos nós gostaríamos de conseguir sempre levantar cedo, manter e aumentar os níveis de energia ao longo de todo o dia. Apesar de não ser muito difícil de o conseguir, o mais comum é a falta de vontade de levantar da cama. Mas, com as nossas dicas e truques esperamos que consiga verdadeiramente aumentar os níveis de energia e mantê-los assim durante todo o dia.

Leave a Reply