Como fazer uma dieta saudável

Seguir uma dieta saudável não é um objetivo de outro mundo! É possível fazer uma dieta saudável quando se conhece e respeita algumas dicas que acabam por fazer toda a diferença. Fazer uma dieta saudável inclui optar no dia-a-dia por hábitos saudáveis. Neste sentido e para o ajudar reunimos as dicas mais valiosas e apresentamo-las de seguida.

Dieta Saudável

Prepare as suas refeições e embarque na onda das famosas marmitas

Comer constantemente fora de casa pode levá-lo a consumir refeições industrializadas. O ideal é que possa você mesmo preparar as suas refeições principais.

Cozinhe de forma saudável

Não precisa de riscar da sua vida formas de cozinhar como fritar. No entanto, reserve estas “tentações” para um dia excecional. Ou destine mesmo um dia por semana, por exemplo para pratos menos saudáveis como batatas fritas, e nos restantes dias da semana opte por cozinhar os alimentos de forma saudável.

Comece as refeições principais com uma sopa ou uma salada

Consegue domar o seu apetite de leão quando aconchega o seu estômago com uma sopa ou até mesmo uma salada, no caso de não ser adepto de sopa.

Desta forma acaba por ingerir alimentos saudáveis e suprir muitas necessidades do seu organismo. Quando passa para o prato principal já não há grande probabilidade de cometer exageros. O prato principal deve conter muitos legumes.

Reduza o consumo de sal

Quando falamos em reduzir o consumo de sal não estamos a sugerir que prepare pratos sem qualquer “gosto”. Uma estratégia para reduzir o consumo de sal e manter o sabor dos pratos é o uso de especiarias. Experimente!

Faça várias refeições por dia

Saltar refeições é um dos maiores erros já que a fome é inimiga do discernimento de saber comer. Quando saltamos refeições acabamos mais cedo ou mais tarde por ingerir muito mais quantidade do que necessitávamos, para além de que com frequência se opta por alimentos menos saudáveis. E nunca saia de casa sem tomar o pequeno-almoço. Esta é a refeição mais importante do dia. Se tem o hábito de saltar esta refeição repense-a pois o seu corpo vai agradecer.

Escolha alimentos integrais

A alimentação integral é uma grande aliada da dieta saudável. Os alimentos integrais contêm mais fibras, vitaminas e sais minerais.

Leve consigo para todo o lado pequenos lanches saudáveis

Muitas vezes julgamos conseguir ter tempo de vir a casa a meio da tarde lanchar e porque o trânsito estava caótico, porque o trabalho atrasou, porque… somos obrigados a visitar a pastelaria mais próxima e acabamos por comer um bolo ou outro alimento pouco saudável. Quando aguentamos a fome sem recorrer a uma pastelaria chegamos a casa e devoramos tudo, o que acaba por ser igualmente uma opção desastrosa.

Leve sempre consigo snacks saudáveis e assim está preparado para todos os imprevistos. Frutos secos, fruta, iogurtes são boas opções para ter na carteira, no carro, no escritório…

Substitua os refrigerantes e sumos por água ou chá

Os refrigerantes e sumos têm elevados valores calóricos. Muitas vezes ingerimo-los por puro hábito e se somarmos o seu consumo ao fim do dia ou da semana este pode ser assustador tanto para a saúde como para a dieta. Às refeições habitue-se a beber água e quando sai de casa leve sempre uma garrafa de água consigo. Assim também se disciplina para beber mais água diariamente já que a sua ingestão deve rondar os 1,5l/ 2l.

 

Leave a Reply