Comer à noite engorda?

São inúmeras as vezes que temos fome antes de ir para a cama, e eis que se coloca a questão: “Se comer agora, vou engordar mais?” Pois é, esta é uma questão que nos persegue devido a muitos mitos e verdades que em volta dela se colocam. Vamos então tentar esclarecer da melhor forma possível. Para aqueles que tem como objetivo perder peso, o próprio jantar é muitas vezes eliminado da lista de refeições diárias, quanto mais comer antes de ir para a cama.

comer a noite engorda

O problema é que por vezes, o deixar de jantar, provoca o efeito contrário, isto é, quando ficamos muito tempo sem comer (eliminamos refeições) o nosso corpo acredita que estamos a passar fome, e como medida de segurança, faz uma reserva da energia que temos. Ao fazer isto, e para poupar essa energia, o nosso metabolismo torna-se mais lento, verificando-se um aumento de gordura acumulada. Outro problema relacionado com o jejum prolongado, é que posteriormente, o nosso apetite também aumenta, levando-nos a comer muito mais nas refeições seguintes, acabando por exagerar e comer mais e pior do que se não tivéssemos saltado uma refeição.

Portanto, primeiro ponto a esclarecer, devemos jantar sempre! Por algum motivo, grande parte dos nutricionistas aconselha comer de 3 em 3 horas, logo, como é evidente, o jantar está incluído nesses períodos de tempo, perfazendo assim 5 a 6 refeições diárias.

Não há problema em comer à noite?

Aquilo que comemos é que irá fazer a diferença na balança. Como já explicamos, o nosso metabolismo fica mais lento com o tempo prolongado em jejum, logo, não há pior altura que durante a noite, enquanto dormimos. Não ingerimos alimentos, estamos em repouso, o que leva o nosso organismo a não gastar energia e consequentemente, a acumular gorduras como reserva, logo antes de ir para a cama não devemos deixar de comer, mas sim, escolher bem quais os alimentos a ingerir e quanto tempo antes, para que seja possível fazer a digestão dos mesmos.

Por norma, devemos comer 2h antes de nos deitarmos, para que seja possível fazer a digestão dos alimentos, no entanto, é evidente que se apenas comermos uma peça de fruta, não necessitamos esperar tanto tempo.

O verdadeiro problema está naquilo que comemos à noite, isto porque se ingerirmos mais calorias do que aquelas que vamos gastar, o resultado vão ser uns quilos a mais na balança. Durante o dia temos sempre algumas atividades que vão queimando algumas das calorias que ingerimos ao longo do dia, e mesmo assim nem sempre queimamos o suficiente, logo a situação piora à noite. Se vamos dormir, não vamos queimar calorias, logo tudo o que comemos, será armazenado e transformado em gorduras, daí que se deva comer sempre algo bem levezinho à noite (saladas, sopa, arroz integral, fruta…) para os estragos serem menores, mas nunca ficando sem comer.

Leave a Reply