Chá Verde o Alimento Termogénico por Excelência

Se a perda de peso é um dos seus objectivos de saúde saudável, o chá verde pode ajudar. Muitas pessoas perguntam “quais os benefícios do chá verde?” e se o “chá verde emagrece mesmo?”. A verdade é que vários estudos mostram que as substâncias no chá verde podem oferecer vários efeitos, promovendo a perda de peso, acelerar o metabolismo ou reduzindo o apetite. O chá verde é considerado por excelência um alimento termogénico. O Chá Verde é uma bebida rica em antioxidantes e um alimento termogénico, e quando incorporado numa dieta para perder peso e em conjunto com prática regular de exercício físico pode obter resultados fantásticos

O Chá verde tem cafeína, que é conhecida por aumentar a termogénese (um processo biológico envolvido na queima de calorias). No relatório de 2007 do American Journal of Physiology: regulamentar, integrativa e fisiologia comparativa, cientistas afirmam que chá verde pode aumentar metabolismo que normalmente acompanha a perda de peso. De acordo com os autores do relatório, o chá verde também pode inibir os efeitos da Catecol-O-Metiltransferase (uma enzima conhecida para provocar o colapso de produtos químicos do cérebro envolvidos na regulação do apetite).

Benefícios do Chá Verde

O chá verde emagrece e é delicioso, mas sabia que também fornece muitos outros benefícios para a saúde para alem da perda de peso? Este chá pode até ajudar no combate ao cancro, mas os benefícios do chá verde não se ficam por aqui.

Chá Verde

O Chá verde é absolutamente incrível, e realmente verá que é uma das melhores coisas que pode consumir para um corpo saudável. Não só vai ajudar a estimular o metabolismo, mas existem muitos outros benefícios. Estudos recentes sobre os efeitos do chá verde mostram que pode diminuir o nível de colesterol total e lipoproteínas de baixa densidade no sangue. Os resultados de alguns ensaios controlados sugerem também que beber chá verde pode causar perda de gordura corporal rapidamente.

  • Desintoxicação – O Chá verde está carregado com antioxidantes, que ajudarão a eliminar as toxinas do seu corpo. Veja como muitas das toxinas entram no seu corpo através de sua pele, o chá verde pode ajudar a eliminar essas as partículas potencialmente nocivas perto da superfície da sua pele.
  • Protegendo dos Raios UV – O extrato de chá verde foi testado, e está provado ser eficaz em neutralizar os efeitos dos raios UV na sua pele.Os nutrientes no chá actuam como uma superfície protectora anti-envelhecimento, que ajuda a parar os raios UV de prejudicar sua pele.
  • Luta contra o cancro – O cancro é causado pela decadência nas células, e esta deterioração é causada por radicais livres, infundidos no corpo pelo sol e outros poluentes. Graças ao chá verde, a sua pele ficará protegida contra os radicais livres. O ECGC e outros antioxidantes lutam contra o cancro de pele, e a sua pele será muito mais saudável graças ao chá.
  • Rejuvenescer células e melhor a saúde da sua pele – Os antioxidantes têm um efeito rejuvenescedor sobre a pele, e pode realmente restaurar sua aparência jovial, graças ao extrato de chá verde. A aparência brilhante da pele pode melhorar graças ao chá verde, para além de que os antioxidantes presentes no chá ajudam com problemas de acne.

Chá verde e a Perda de Peso

Alguns antioxidantes encontrados no chá verde parecem ter um “pequeno efeito positivo” sobre a perda de peso e manutenção do peso, de acordo com um relatório publicado na Revista internacional de obesidade em 2009. Na análise de 11 estudos sobre chá verde e perda de peso ou manutenção de peso, os investigadores descobriram que os antioxidantes do chá verde conhecidos como catequinas podem ajudar aumentar o metabolismo.

Beber chá verde traz uma ampla gama de benefícios para a saúde, e um dos principais benefícios é ajudar a perda de peso. Está provado que o chá verde pode ajudar o corpo a queimar calorias e gorduras, e esta é a razão pela qual é usado como um ingrediente em pílulas de dietas populares. Apesar de beber chá verde não fornecer resultados rápidos, como alguns produtos para perda de peso, pode ajudá-lo perder peso sem comprometer a sua saúde.

Chá verde emagrece e reduz a gordura corporal?

Quando o açúcar e a gordura entram no corpo, este são sintetizados numa substância essencial chamada triglicéridos. Este processo de síntese ocorre no intestino e no fígado, sendo que os triglicéridos são transportados para outras partes do corpo através da corrente sanguínea. Os triglicéridos são substâncias muito importante, porque fornecem energia que suporta a várias funções do corpo.

No entanto, o problema surge quando há uma quantidade excessiva de triglicéridos no corpo uma vez que são transformados em gordura e isso pode resultar em obesidade.

Neste sentido o chá verde pode prevenir a ameaça do excesso dos triglicéridos porque tem uma elevada quantidade de polifenois. A função de polifenois é activar uma determinada enzima no organismo de maneira a que essa enzima dissolva os triglicéridos em excesso. Isto significa que o teor de gordura no seu corpo será reduzido se beber chá verde regularmente.

Chá verde estimula o metabolismo

O chá verde fornece um número bastante elevado de antioxidantes potentes dos quais o seu corpo pode beneficiar de várias maneiras. Um desses antioxidantes é o famoso ECGC (Epigallocatechin Gallate), que tem a capacidade de estimular o metabolismo do corpo e acelerar a perda de peso. Juntamente com a cafeína que é encontrada no chá verde, o ECGC trabalha para estimular o sistema nervoso central e liberta a gordura para a corrente sanguínea, para que o corpo possa usar a gordura como combustível. Este processo, de usar gordura como combustível, é conhecido como termogénese, e envolve a produção de energia extra, diminuição da retenção de líquidos e a ajuda queimar de gordura corporal. A cafeína pode causar termogénese por si só, mas é muito mais eficaz quando combinada com ECGC e outras substâncias presentes no chá verde.

Chá verde melhora a resistência durante o exercício

Você deve estar ciente de que o exercício é a maneira mais eficaz para perder peso. Não só queima calorias, mas também aumenta os níveis de energia e contribui bastante para a construção muscular, que irá impulsionar o seu metabolismo. Os polifenóis de catequina que estão presentes no chá verde irão estimular as células musculares a usar mais ácidos gordos. Como resultado, o corpo irá usar os hidratos de carbono a um ritmo mais lentp. Assim, com mais hidratos de carbono disponiveis no corpo, é possivel aumentar os períodos de exercício aumentando a quantidade de calorias gastas e por sua vez a queimar gorduras.

Para terminar, o chá verde pode acelerar o metabolismo em 4%, e isso equivale aproximadamente a 100 calorias por dia. Não sendo um valor muito alto, ingerir chá verde vai permitir manter um peso saudável, e também trazer muitos outros benefícios para o seu corpo.

Leave a Reply