Benefícios das sementes de chia para a saúde

Sementes de chia já não são um alimento desconhecido para grande parte da população portuguesa. Originárias do México, Colômbia e Guatemala foram consumidas por muitas civilizações e actualmente continuam a somar muitos adeptos. E não é caso para menos dadas as suas propriedades nutricionais! Mas já la vamos!

Sementes de Chia

A chia, descoberta há centenas de anos, é uma planta herbácea cujas sementes são o seu chamariz. Estas podem apresentar-se ainda na forma de óleo ou moídas.

As sementes de chia (Salvia Hispanica) são ricas em proteínas, ómega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e muitas outras vitaminas e minerais. Contém antioxidantes, que previnem o envelhecimento das células, melhoram o trânsito intestinal, contribuem para uma boa digestão, reduzem o colesterol e os triglicéridos, ajudam na formação óssea, melhoram a imunidade, previnem tumores, previnem a diabetes, controla a pressão arterial e ajudam a combater outras doenças cardiovasculares, melhoram a saúde cerebral, dão força e resistência física e ainda saciam (as fibras “incham” no estômago e causam sensação de saciedade!) e ajudam a perder peso! Descobertas recentes afirmam que as sementes de chia ajudam a queimar gordura no organismo.

As sementes de chia, ao contrário, das de linhaça são digeríveis pelo nosso organismo não precisando assim de ser moídas antes de ingeridas.

A chia é um dos alimentos mais completos e que devemos ter sempre à mão na nossa cozinha e lancheira.

Podem ser adicionadas a saladas, bolos e tortas, iogurtes… ou podem comer-se sozinhas. Duas a quatro colheres de sopa diárias é um conselho a seguir.

Leave a Reply