O que são alimentos termogénicos?

Alimentos termogénicos são alimentos que requerem mais calorias do corpo humano para serem digeridos do que as calorias que os próprios alimentos contêm, fazendo com que o metabolismo gerado queime muitas mais calorias do que aquelas que são contidas nos alimentos. Estes alimentos termogénicos são também ricos em fibras, dando a sensação de estômago cheio mais rapidamente. Devido ao baixo teor calorico e alto teor em fibras, os alimentos termogénicos ajudam na perda de peso.

Categorias dos Alimentos Termogénicos

proteinas magras

Proteínas magras

As proteínas magras são um bom exemplo de alimentos termogénicos. Alimentos sólidos que contém proteínas magras são alguns dos alimentos mais termogénicos. As proteínas magras pode ser encontradas em alimentos como peru, peito de frango, carnes vermelhas, como lombo de búfalo, bisonte e outras carnes de caça magra. Outra boa fonte de proteínas magras são os frutos do mar bem como quase todos os diferentes tipos de peixe e marisco. Claras de ovos também contém proteínas magras consideradas alimentos termogénicos.

Alimentos picantes

Os alimentos picantes, aumentam a temperatura do corporal e estando comprovado que têm um grande efeito sobre o metabolismo. Qualquer tipo de pimenta é um alimento termogénico, e isso inclui pimentas frescas e especiarias como pimenta de caiena. Molhos quentes também são bons exemplos de alimentos termogénicos. Mostarda picante é mesmo considerada um alimento termogénico, pois estimula o metabolismo.

pimentos

brocolis

Vegetais

Muitos vegetais são alimentos termogénicos, especialmente aqueles cuja composição é maioritariamente água. Brócolos, repolhos ou couve de Bruxelas são exemplos de vegetais considerados alimentos termogénicos. O corpo precisa de mais energia para digerir estes alimentos do que a quantidade de energia que eles fornecem.

Pães de fibras

Pães que são ricos em fibras são alimentos termogénicos. A fibra também ajuda a sensação de estômago cheio o que auxilia a perda de peso. Os chamados pães escuros são considerados alimentos termogénicos, tais como pão de centeio integral, ou outros com sementes. A chave para saber qual destes pães é mais termogénico está no facto de estes pães não derretem na boca ou o tempo que levam a mastigar.

fibras

ananas

Frutas

Algumas frutas são consideradas alimentos termogénicos, uma vez que são ricas em fibra que impede a absorção de gordura. As frutas termogénicas incluem diferentes tipos de bagas, maçãs, laranjas, cerejas, peras, pêssegos e uvas. Toranja também é um optimo alimento que, para além de termogénico, ajuda na dissolução de gordura e controlo do colesterol alto.

Liquidos

Determinados líquidos e bebidas também são alimentos termogénicos. Água gelada é considerada termogénica, porque o metabolismo aumenta para elevar a temperatura da água para a digerir. Chá verde é termogénico e ajuda promove o movimento dos alimentos através do sistema digestivo muito rapidamente uma vez que bloqueia a amilase, que é uma enzima que auxilia a absorção de carboidratos. Em última análise, esta acção aumenta o metabolismo, por sua vez aumenta o gasto calórico na digestão de alimentos. Vinagre de maçã também é termogénico e pode ser combinado com água pura para fazer uma bebida termogénica.

agua gelada

Agora que já sabe o que são alimentos termogenicos porque não começar a inclui-los na sua dieta? Estes alimentos juntamente com exercício físico intenso podem fazer milagres para quem quer definitivamente perder aqueles quilinhos a mais.

Leave a Reply