O álcool está a prejudicar o seu desempenho físico?

As pessoas que praticam desporto tendem a preocupar-se com a sua forma física. No entanto, isso não significa que queiram abdicar de uma cerveja depois do trabalho ou um copo de vinho numa noite de Verão. Sempre ouvimos dizer que as bebidas alcoólicas são más para o desempenho físico e para a forma física, mas será mesmo verdade? Descubra neste artigo se o álcool e o desporto são uns bons parceiros.

1 – O álcool contém muitas calorias

O álcool é uma fonte, muitas vezes subestimada, de calorias, onde 1 g contém 7 calorias. Para comparar, considere que os hidratos de carbono e as proteínas contêm 4 calorias/g. Isso significa que meio litro de cerveja tem mais de 200 calorias. Uma piña colada tem cerca de 400 calorias devido ao creme. Para se livrar destas calorias, teria de correr durante cerca de uma hora.

Além do mais, as pessoas tendem a comer alimentos pouco saudáveis, de alto teor calórico quando bebem álcool. Uma vez que o seu fígado está ocupado a metabolizar o álcool, as calorias extras são armazenadas diretamente nas suas células de gorduras. Qual é o resultado? Você ganha peso.

2 – O álcool dificulta a recuperação

Não está definitivamente a fazer nenhum favor a si ou ao seu corpo se for beber uma cerveja depois do seu dia de trabalho. O álcool atrasa o processo de recuperação das suas células de glicogénio. Isso tem um impacto negativo na sua recuperação após um treino intenso.

álcool

3 – O álcool desidrata o seu corpo

As bebidas alcoólicas promovem a extração de água através dos seus rins. Sais valiosos são perdidos devido a esta necessidade aumentada de urinar. Isto pode causar estragos no seu equilíbrio mineral e aumentar a probabilidade de aparecerem cãibras musculares.

Dica: Sempre que beber um copo de vinho, beba um copo de água de seguida.

4 – O álcool prejudica o seu sono

Consumir grandes quantidade de álcool têm um impacto negativo sobre a qualidade e quantidade de sono. Uma boa noite de sono é crucial para os atletas que procuram melhorar o seu desempenho, já que, dá ao seu corpo o tempo necessário para descansar e recuperar.

5 – O álcool enfraquece o seu sistema imunológico

Costuma estar muitas vezes doente? O consumo regular de álcool pode enfraquecer o seu sistema imunológico. Para além disso, estimula a libertação do cortisol (uma hormona relacionada com o stress). Opostamente à testosterona, esta hormona do stress prejudica os músculos e inibe a queima do tecido gordo.

Ao mesmo tempo, o álcool bloqueia a libertação de hormonas de crescimento. Estas são particularmente importantes para a recuperação após um treino, queimar gorduras e construir músculo.

álcool

Todos estes fatores contribuem para uma queda no seu desempenho desportivo. Já tentou cerveja sem álcool? É uma boa alternativa e uma bebida perfeita para após um treino intenso. A maioria das cervejas não alcoólicas são isotónicas, o que as torna ideais para repor eletrólitos perdidos.

O álcool é considerado um alimento de luxo e deve ser apreciado com moderação. As diretrizes comuns para o consumo moderado de álcool sem riscos para a saúde são um máximo de 10 g de álcool para mulheres e 20 g de álcool para homens, quantidades por dia. Mas, em geral, não é uma boa ideia tomar este tipo de bebidas todos os dias.

Se o seu objetivo é maximizar o seu desempenho desportivo e obter resultados no seu corpo visíveis, então deve abster-se do álcool, pois este tentará impedi-lo de atingir esses seus objetivos.

Leave a Reply