5 Dicas para ajudá-lo a manter o seu programa de exercícios

No início do nosso programa de exercícios estamos sempre muito determinados, mas com o passar do tempo a nossa determinação parece acabar. O que começou como uma certeza de que iria mudar a nossa vida, de repente parece mais um pesadelo.

Normalmente, querer fazer do exercício um hábito e realmente o conseguir fazer são duas coisas bastante diferentes. Mudar o nosso comportamento é difícil!

A atitude e as dicas certas podem ajudá-lo a manter-se no caminho certo e a completar o seu programa de exercícios. Use estas dicas para permanecer em jogo.

Defina metas realistas e alcançáveis

Se definir, logo no início, metas muitas altas e difíceis vai acabar por ficar desiludido e desistir do seu programa de exercícios. E, mesmo que não desista logo, vai acabar com toda a motivação que tinha.

Planeie bem o seu programa de exercícios. Mantenha-o fácil no início e vá aumentando a dificuldade com o tempo. Comece com metas fáceis como: “Vou treinar 3 vezes por semana” ou “Vou dedicar 45 minutos do meu tempo para o meu programa de exercícios”. Há medida que o tempo vai passando e que se sente melhor, aumente a intensidade e a duração dos seus treinos para que consiga alcançar objetivos maiores.

Comece com um exercício que é ridiculamente fácil

A melhor maneira de tonar o exercício um hábito é começar com um exercício que é tão fácil que não se pode recusar, mesmo quando a sua motivação e vontade estão muito em baixo.

Preocupe-se em encontrar um exercício que possa fazer em 5 minutos e esqueça, por enquanto, o treino inteiro. Arranje uma garrafa de água e calce os seus ténis e vá para uma corrida de 5 minutos. Isso é o suficiente para considerar o treino do dia um sucesso e, assim verá como conseguirá encontrar motivação e vontade para no dia seguinte fazer um treino um pouco maior.

programa de exercícios

Mude o seu ponto de vista

Deixe de pensar como um preguiçoso e comece a pensar como um atleta e a concentrar-se nos aspectos positivos dos treinos. No início, para si, os aspectos positivos dos seus treinos devem ser poucos, mas foque-se nesses! Com o tempo, vai encontrar mais coisas que vais gostar e verá como a sua motivação também vai aumentar.

Se não está a gostar do seu programa de treinos, altere-o e torne-o mais ao seu gosto. Teste novos exercícios e rotinas até encontrar o que acha ser o ideal para si e para o seu programa de exercícios.

Mantenha-se perto de pessoas motivadas

O mundo é um lugar cheio de pessoas que querem que falhe. Pessoas infelizes e inseguras que querem que você seja como elas e que não consiga cumprir o seu programa de exercícios. Afaste-se dessas pessoas e procure apoio de pessoas motivadas e que estão à procura do mesmo que você.

Encontre um “amigo de treino”. Assim, será muito mais difícil para si saltar as suas rotinas e os seus treinos. Para além disso, ambos podem incentivar-se e motivar-se quando não estão com vontade.

Acompanhe todo o seu progresso e todas as suas conquistas

Não pense no que ainda tem de fazer para alcançar o seu objetivo, mas pense no que já fez para lá chegar. Nunca trate o seu programa de exercícios como um trabalho ou então a sua motivação irá acabar muito em breve. Nunca permita que seja desenvolvida uma atitude negativa acerca do seu treino.

Muitos especialista da área da saúde e do treino dizem: “Comece a pensar em si mesmo como alguém que treina regularmente. Eventualmente, isso acabará por se tornar a sua identidade”.

Aplique estas dicas e comece a pensar mais em si como um atleta, e não apenas como um espectador. Estabeleça metas, encontre um amigo de treino e acompanhe o seu progresso. Estará a preparar-se para uma vida com mais saúde, mais felicidade e mais energia.

Muitas vezes, os profissionais desta área motivam as pessoas promovendo os benefícios de um programa de treinos consistente e regular. Encontre a sua motivação que vai fazer de si um participante ativo do seu programa de exercícios.

Leave a Reply