O que comer antes de dormir para ganhar massa muscular?

Ganhar massa muscular é um objetivo que pressupõe disciplina a vários níveis. Passar horas no ginásio não chega para se conseguir ganhar massa muscular. A par do treino é necessário aliar uma boa alimentação e descanso. Uma noite de sono (com 7 a 8 horas de descanso) é fundamental para que os músculos possam recuperar do esforço e o anabolismo ocorra. Se antes de deitar a última refeição do dia seguir determinadas regras fica a certeza de que a alimentação e o sono irão fazer o seu trabalho da maneira mais eficaz. comer antes de dormir massa muscular

Mas porque é que a alimentação antes de dormir é tão importante?

É durante o sono que mente e corpo se recuperam do dia. É durante o sono que determinadas processos a nível físico ocorrem para transformar gordura em energia, que o organismo se livra do mau colesterol, que células e circulação sanguínea se equilibram, se dá a libertação da hormona do crescimento e o processo de ganho de massa muscular se desenrola. Para que o organismo possa desempenhar o seu papel precisamos de o alimentar com proteínas, hidratos de carbono ou carboidratos e gorduras.

O que comer antes de dormir para ganhar massa muscular?

Seja ao jantar ou à ceia, dependendo aqui de pessoa para pessoa e do seu próprio ritmo de vida, há alguns cuidados que podemos ter de forma a ajudar o nosso corpo a recuperar os músculos e a evitar o catabolismo. Apresentamos de seguida uma lista de alimentos que devem ser ingeridos antes de dormir. Estes alimentos preenchem assim as necessidades de proteínas, hidratos de carbono e gorduras que o nosso corpo tem:

  • Arroz integral
  • Frango e peixe
  • Aveia
  • Azeite
  • Frutos secos

Arroz integral

Não se preocupe com aquela indicação de que à noite não se deve ingerir hidratos de carbono. Quem pratica exercício físico acaba por ter um metabolismo mais acelerado, mesmo quando dorme. Agora como em tudo, exageros não são bem-vindos. Insira os hidratos de carbono numa refeição completa com “conta, peso e medida”.

Frango e peixe

O frango é rico em proteínas tal como o peixe. As proteínas são hidrolisadas em aminoácidos, matéria-prima da síntese proteica dos tecidos musculares. Sem proteínas o processo de anabolismo não ocorre. Não precisa de misturar carne e peixe na mesma refeição. Deve ir variando. O peixe ajuda a eliminar o mau colesterol e colabora nos processos de anabolismo e ajuda na recuperação das fibras musculares.

Aveia

Alimento rico em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes. Auxilia na manutenção da saúde das células, ajuda no trato intestinal e diminui o mau colesterol. O consumo de aveia é recomendado na penúltima refeição antes de dormir. Lembre-se que a aveia proporciona efeito de saciedade.

Azeite

O azeite é uma gordura boa e tem propriedades antioxidantes. Pode ser adicionado às saladas ou até mesmo inserido aquando da confeção do arroz.

Frutos secos

Os frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs e amendoins são alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais. Os frutos secos são ainda ricos em fibras, saciam, ajudam o organismo a combater a má gordura e ajudam o organismo a realizar o anabolismo e consequentemente a evitar o catabolismo muscular. Use a alimentação como sua aliada no ganho de massa muscular e os resultados rapidamente estarão à vista!

One Response

  1. Cláudio 08/26/2016

Leave a Reply