Como o álcool pode afetar o ganho de massa muscular

Um copo de vinho às refeições é um conselho seguido por muitos. Apesar de muita tinta ter corrido acerca do dito copo de vinho ser de facto benéfico ou não, excessos no consumo de álcool são inimigos de uma boa saúde física e mental. A par da saúde, quem treina deve estar consciente de que o consumo de álcool é um grande inimigo na hora de ganhar massa muscular.

alcool ganhar massa muscular

Se esse é um dos seus objetivos para 2016 saiba que muitas razões há para repensar o consumo de álcool:

  • O álcool tem muitas calorias! Não tem qualquer valor nutricional mas conta com 7 calorias por grama! Um copo de cerveja tem 100 calorias!
  • A testosterona é uma hormona que se relaciona diretamente com a massa muscular. Altos níveis de testosterona indiciam maiores ganhos de massa muscular. O consumo de álcool diminui os níveis de testosterona.
  • O álcool afeta a qualidade do sono. O sono e o descanso são fundamentais para a recuperação dos músculos. Um sono de má qualidade leva a que a recuperação dos músculos não ocorra no seu processo natural e integral.
  • A água tem um papel muito importante no ganho de massa muscular. Ora quando se bebe álcool está a exigir-se aos rins que filtrem maiores quantidades de água, água esta que era necessária para a massa muscular.
  • Beber álcool leva a que várias vitaminas e minerais importantes ao nível da massa muscular não sejam absorvidas pelo corpo como seria de esperar.
  • Os músculos são formados por proteínas. O álcool prejudica o processo de síntese proteica.

Assim, se pretende ganhar massa muscular deixe o copo de vinho, a cerveja ou o vinho do Porto bebido com amigos para um momento muito pontual ou comprometerá os seus objetivos e a sua saúde.

Leave a Reply