Como perder peso ao fazer ciclismo?

Cada vez mais o número de pessoas que estão a querer comprar bicicleta é maior, e praticamente todos o que já têm uma já sabem pedalar ao redor do bairro. Surpreendentemente, porém, apenas alguns aproveitam ao máximo o que a bicicleta tem para oferecer, especialmente na perspectiva da perda de peso.

Se ainda não tiver aproveitado os seus benefícios para a sua saúde, ficará admirado ao saber que a lista é longa: o ciclismo ajuda a queimar o excesso de gordura desagradável num ritmo constante, reduz o risco de diabetes e doenças cardiovasculares, aperfeiçoa a sua memória, garante um sono mais profundo e repousante, entre muitos outros benefícios. Assim, como pode usufruir deste leque de benefícios que o ciclismo tem para a sua saúde e forma física? Aqui ficam cinco dicas para o ajudar a perder peso ao praticar ciclismo:

1 – Tenha um pequeno-almoço saudável antes de praticar ciclismo

Nada desperta mais o seu metabolismo do que um saudável pequeno almoço. Embora a ideia de tomar o pequeno almoço possa parecer contra produtivo para a perda de peso, saltar o pequeno almoço vai fazer com que o seu corpo queime músculos e armazene a gordura. Ignorar uma única refeição faz com que o seu processo metabólico pare e reserve o que tem para o que pode vir a precisar mais tarde, e na maioria das vezes, isso significa armazenar o excesso de gordura (algo que quer definitivamente evitar).

2 – Evite comer enquanto está a andar de bicicleta

Comer a quantidade certa, de comida certa, nos momentos certos, ajudará com que ande com mais energia e a evitar problemas de estômago enquanto está a andar de bicicleta. O The American College of Sports Medicine (ACSM) recomenda uma ingestão de 30 a 60 gramas de hidratos de carbono por hora de exercício. Infelizmente, apenas alguns atletas compreendem a razão por trás disso. Uma pessoa média só consegue processar cerca de 1 grama de hidratos de carbono por minuto, independentemente da quantidade consumida. O “gargalo” dele estará nos seus intestinos, onde apenas poderá ser transportado glicose do que comeu para a sua corrente sanguínea num ritmo mais lento. Ingerir mais hidratos de carbono não irá acelerar a taxa de absorção, mas sim aumentar o risco de uma dor de estômago, especialmente quando estiver em cima da bicicleta.

ciclismo

3 – Não se vista de mais para ir andar de bicicleta

Não se sinta tentado a comprar todas aquelas roupas e equipamentos para ciclismo. O que utiliza vestido para praticar esqui, patinagem no gelo, ou andar a passear o cão vai servir perfeitamente para andar de bicicleta também. Uma boa regra é vestir camadas – e tenha em mente que o algodão mata. Basicamente, depois de cinco minutos ou mais de bicicleta, vai sentir-se muito mais quente do que estava à espera. Pode até mesmo começar a transpirar, por isso, vestir-se de mais é mesmo algo a evitar. Vestir-se em camadas irá ajudá-lo a adaptar-se caso se sinta com calor. Lã ou tecido sintético irá mantê-lo quente, mesmo quando estiver a suar.

4 – Coma legumes e proteína magra

Esta dica é bastante óbvia para quem quer perder peso ao praticar ciclismo. Vegetais verdes são grandes fontes de ácido fólico, o que ajuda na produção de glóbulos vermelhos. Isto impulsionará a sua saúde geral, o que fará com que andar de bicicleta seja muito menos desgastante. Manteiga de nozes, assim como amêndoa ou manteiga de amendoim, são uma excelente fonte de proteína magra, e colocar um pouco sobre uma fatia de pão de trigo integral é uma ótima maneira de ganhar energia e força antes do seu passeio de bicicleta. Uma porção de carne branca, como peixe ou frango, é outra boa maneira de abastecer o seu corpo com a quantidade de proteína que precisa para dar conta de um longo passeio de bicicleta.

5. Aproveitar o pós-exercício

Pesquisas recentes demonstram que o consumo de oxigénio pós-exercício pode ajudar a livrar-se dos “armazéns” de gordura que possui. A chave é fazer mais alguns exercícios no fim do seu passeio de bicicleta. Isso levará o seu corpo a manter o consumo de oxigénio mesmo após o seu treino de ciclismo. Isso ajudará o seu corpo a queimar mais gordura também. Como um reforço, bicicletas de ginásio também o podem ajudar a perder peso após um longo passeio.

ciclismo

Uma ultima dica, já pensou em ir de bicicleta para o trabalho em vez de ir de carro? Isto poderia ajuda-lo a aproveitar melhor o seu tempo e, assim, não precisaria de se preocupar introduzir o seu treino no seu dia atarefado.

Leave a Reply